A Coreia do Norte advertiu nesta segunda-feira (1) que está disposta a realizar "a qualquer momento" seu sexto teste nuclear, declarações que aumentam a tensão na península.
As relações se deterioraram na Coreia nos últimos meses com a intensificação dos programas balístico e nuclear por parte de Pyongyang e as afirmações do presidente americano, Donald Trump, que diz estar disposto a solucionar à força o problema norte-coreano.
Muitos especialistas consideram há várias semanas que, com base em imagens de satélites, Pyongyang está preparado para realizar um sexto teste nuclear.
Nesta segunda-feira, um porta-voz do ministério norte-coreano da Defesa afirmou que Pyongyang estava "totalmente preparado para responder a qualquer opção tomada pelos Estados Unidos".
O regime seguirá reforçando suas capacidades em matéria de "ataques nucleares preventivos", a menos que Washington renuncie as suas políticas hostis, disse este porta-voz em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.
"As medidas da RPDC (República Popular e Democrática da Coreia) para reforçar ao máximo sua força nuclear serão realizadas com êxito a qualquer momento e no lugar que a direção suprema decidir", acrescentou este porta-voz, em alusão a um possível sexto teste nuclear.
A Coreia do Norte realizou desde 2016 cinco testes nucleares, dois deles em 2016. Os especialistas concordam que o regime, um dos mais isolados do mundo, fez progressos visando seu objetivo, que é conseguir mísseis nucleares intercontinentais que possam alcançar o território americano.