Liderança

Bruno Araújo se torna presidente do PSDB nacional

O pernambucano tinha sido o único a se lançar ao cargo

Da Redação com agências
Cadastrado por
Da Redação com agências
Publicado em 01/06/2019 às 11:35
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Eleito presidente nacional do PSDB nessa sexta-feira (31), o ex-ministro das Cidades e ex-deputado Bruno Araújo foi um dos principais líderes do movimento pelo impeachment de Dilma Rousseff no Congresso Nacional.

O ex-parlamentar irá substituir o então presidente, Geraldo Alckmin (PSDB). Bruno preside a seção pernambucana do PSDB e é único integrante fora de São Paulo, além de ser amigo mais próximo do governador João Doria, que estaria em plena campanha de construção de uma candidatura a presidente em 2022.

Perfil do novo presidente 

Ao lado de outros jovens parlamentares, Bruno Araújo integrou o grupo dos chamados "cabeças pretas" - ala do partido que entrou em conflito com os "cabeças brancas", a parte da direção partidária que rejeitava a tese de pedir o 'Fora Dilma'.

No dia da votação do impeachment na Câmara dos Deputados, Araújo ganhou visibilidade nacional ao dar o voto que selou o destino de Dilma, o de número 342. Durante a campanha presidencial, o ex-ministro voltou a discordar do alto comando tucano que escolheu Jair Bolsonaro, e não o PT, como alvo central da campanha presidencial de Geraldo Alckmin.

Em Pernambuco, sua base, Araújo foi tragado pela onda bolsonarista e perdeu a disputa pelo Senado. Em 2019, o ex-ministro se aproximou do governador João Doria e aderiu ao presidencial do tucano, que o ungiu presidente da sigla.

Advogado, Araújo foi deputado estadual em Pernambuco por dois mandatos e federal por três. Em maio de 2016, licenciou-se da Câmara dos Deputados para assumir o Ministério das Cidades, no governo Michel Temer. Bruno Araújo nasceu em Recife em março de 1972. É casado e pai de duas filhas, Maria Beatriz e Maria Clara É advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife.

Últimas notícias