Parlamento

Maia decide nesta terça-feira (5) destino da CPI do Óleo

Declarações do presidente foram dadas na tarde desta segunda feira durante almoço promovido pela Novabio

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 04/11/2019 às 17:59
Alexandre  Gondim /JC Imagem
Declarações do presidente foram dadas na tarde desta segunda feira durante almoço promovido pela Novabio - FOTO: Alexandre Gondim /JC Imagem
Leitura:

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), homenageado no Recife pelo setor canavieiro nesta segunda-feira (4), afirmou que irá se reunir amanhã com os líderes da Casa para decidir se irá abrir ou não a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Vazamento de Óleo nas praias do Nordeste. Segundo Maia, é necessário analisar se a CPI, protocolada pelo deputado federal pernambucano João Campos (PSB), é o melhor instrumento para tratar desse crime ambiental.

“A CPI tem outras questões que devem ser avaliadas. O trade de turismo é uma parte, e eles têm dúvidas se esse é o melhor instrumento, se não vai ficar gerando notícias negativas. Outros, acham que não, que o assunto já está colocado e é melhor que a Câmara participe e ajude. Eu não decido nada sozinho, preciso ouvir os líderes”, declarou.

Para o parlamentar socialista, que também prestigiou o evento organizado pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), realizado no Arcádia Boa Viagem, o presidente da Câmara deverá se sensibilizar diante do tema e urgência em responsabilizar os culpados. “Nós estamos aqui celebrando hoje uma conquista da bancada pernambucana junto com Rodrigo Maia, que garantiu um ponto fundamental para a empregabilidade numa crise dessa. Para quem teve sensibilidade de atuar num tema como esse, por que não vai ter para instalar uma CPI?”, disparou.

João Campos se referiu a articulação da bancada nordestina, em minimizar efeitos da portaria que aumentou em R$ 150 milhões a cota de importação anual do etanol sem a incidência de imposto, medida que, caso vigorasse para o período de safra (conforme previsto no texto original) causaria danos aos produtores nordestinos de cana-de-açúcar.

Cotado como um dos nomes da oposição na disputa pela prefeitura do Recife, nas eleições de 2020, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) considera a intenção, de seu futuro concorrente ao pleito municipal, de instaurar uma CPI sendo boa. No entanto, classifica o ato de João Campos uma “infantilidade” atrelada a sua inexperiência no Congresso Nacional. “É a apenas a busca de um holofote por parte de um parlamentar que terá como consequência a diminuição das vagas geradas pelo trade turístico de Pernambuco. Se ele quer atenuar um pouco o desemprego, deveria para de falar de CPI. A iniciativa foi bem intencionada, mas foi uma infantilidade de quem não tem experiência com o Legislativo e com a coisa de dimensão como essa no cenário internacional”, criticou o democrata.

Na visão de Mendonça, que tem conversado com Rodrigo Maia sobre o assunto, a Comissão Parlamentar de Inquérito não teria uma missão de investigar fatores internacionais. “Acho que a Câmara cabe sim, fazer uma comissão de acompanhamento do processo de investigação da Polícia Federal e Interpol. Fico até a imaginar como os parlamentares podem mergulhar num assunto dessa complexidade para buscar o esclarecimento do vazamento”, defendeu.

A CPI do Óleo reúne mais de 250 assinaturas dos 25 partidos que compõem a Câmara dos deputados. “O parlamento vai ter que agir, ter que discutir a legislação em torno disso e discutir as responsabilidades em torno disso. Não tem nenhum desejo de aparecer como um fato de palanque político. É uma CPI muito grande, que vai fazer um trabalho sério e ao longo da condução dele, vai ficar provado que o que a gente quer é mostrar para o Brasil como se trabalha de maneira correta”, defendeu Campos.

Encontro

O almoço de homenagem ao presidente Rodrigo Maia aconteceu na tarde desta segunda-feira (4), no Arcádia Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O evento foi promovido pela Associação de produtores de açúcar, etanol e Bioenergia (Novabio). O evento foi a segunda agenda de Maia no Estado. No primeiro momento o presidente visitou o município de Jaboatão, onde foi recebido pelo prefeito Anderson Ferreira (PL). Nas duas agendas, parlamentares pernambucanos também prestigiaram o agraciamento. 

Últimas notícias