CONSÓRCIO NORDESTE

Governadores do Nordeste apresentam cronograma de missão internacional ao Itamaraty

Os chefes do executivo estadual que integram o Consórcio Nordeste, tiveram audiência, nesta terça-feira (12) com o ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 12/11/2019 às 19:49
Foto: Gilberto Prazeres / Divulgação
Os chefes do executivo estadual que integram o Consórcio Nordeste, tiveram audiência, nesta terça-feira (12) com o ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo - FOTO: Foto: Gilberto Prazeres / Divulgação
Leitura:

Os governadores que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, estiveram reunidos, nesta terça-feira (12), com o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para apresentar o cronograma da missão que será realizada na Europa. Os chefes do executivo estadual farão visitas pela Itália, França e Alemanha, de 18 a 22 de novembro. “O que o Consórcio Nordeste quer, é mostrar um mapa de oportunidades para os investidores internacionais. Queremos ampliar esses investimentos e, desta forma, garantir a geração de emprego e renda em prol da região”, explicou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

A audiência no Itamaraty, que também contou com a presença dos governadores da Bahia, Rui Costa (PT), de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PRB), buscou reforçar o trabalho integrado junto às embaixadas “O que viemos reforçar aqui, é que estaremos lá fora representando o Brasil. O sentimento é nacional, mas evidentemente estaremos chamando atenção para as grandes oportunidades que os estados nordestinos possuem”, declarou Rui Costa, que é o presidente do Consórcio Nordeste. Ele também detalhou que posteriormente haverá agenda na Espanha e China, mas as datas ainda não foram definidas. 

Os governadores também fizeram questão de ressaltar que a missão internacional está acima de discussões políticas e ideológicas. Áreas como Infraestrutura, Energias Renováveis, Parcerias Público-Privadas e Turismo são as principais pautas do grupo.  “Essa é uma oportunidade inédita. São nove governadores juntos, para mostrar as potencialidades de cada estado. Independente da crise econômica, o Nordeste em muito a oferecer, com mão de obra qualificada, infraestrutura, e acima de tudo a vontade de um povo que sabe o que quer”, afirmou Paulo Câmara. O socialista embarca para a Europa, neste sábado (16), por esse motivo não irá recepcionar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participará de um ato no Recife no domingo (17). 

O encontro contou com a participação do secretário de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos. “Foi colocado que as embaixadas brasileiras nestes países estarão participando também destas agendas. É importante ter uma representação do próprio Itamaraty nos acompanhando, para ter toda segurança em relação aos propósitos dessa viagem”, declarou Wellignton Dias. Ainda serão anunciados quem serão os representantes do governo federal que integrarão a comitiva do Consórcio Nordeste. 


COBRANÇAS

A última reunião do Consórcio Nordeste foi realizada no Recife, no último dia 16, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, os governadores divulgaram uma carta com duras críticas ao Governo Federal. Um dos pontos abordados foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe um Novo Pacto Federativo. “Infelizmente Governo Federal insiste no modelo de tratar questões fundamentais ao País sem estabelecer minimamente discussão prévia tão salutar na construção dos consensos necessários ao nosso País”, critica um dos trechos do documento assinado pelos nove gestores da região.

Questões ambientais, a exemplo do vazamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste também foram tratados. "Nós continuamos a manifestar preocupação à falta de celeridade no processo de combate e contenção de manchas de óleo por parte do Governo Federal, tendo em vista que o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por óleo ainda não foi colocado, na sua concretude, em prática", afirma. 

 

 

Últimas notícias