ELEIÇÕES 2020

Geraldo Julio diz ser natural movimento para lançar candidatura de Marília Arraes (PT) no Recife

Partidos como PT e PDT podem deixar a aliança com o PSB e lançar candidatos para a Prefeitura do Recife nas eleições 2020

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 29/01/2020 às 10:58
Foto: André Nery /Acervo JC Imagem
O secretário Geraldo Julio (PSB) - FOTO: Foto: André Nery /Acervo JC Imagem
Leitura:

Com informações de Gabriela Carvalho

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), disse ver com naturalidade o movimento de petistas para lançar a candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT) para a Prefeitura do Recife. Caso Marília venha a ser candidata, o PT desembarca da Frente Popular e ela poderá disputar a sucessão contra o próprio primo, o deputado federal João Campos, que deverá ser o candidato do PSB. 

"Eu vejo com naturalidade, mas o que nos preocupa nesse momento não é a eleição, é a gestão, é a gente poder trabalhar e fazer aquilo que é importante para a população. Estamos anunciando hoje o enfrentamento às mudanças climáticas, a colocação de painéis fotovoltaicos no Hospital da Mulher para gerar energia de maneira sustentável. Esse é o nosso foco, cada partido vai se organizando para as eleições desse ano, o tempo do PSB fazer as articulações políticas vai chegar e na hora certa vamos fazer", afirmou o prefeito após Workshop no Hospital da Mulher para o lançamento do LEDS Lab no Recife, projeto piloto de energia limpa.

>> 'Não somos sublegenda do PSB', diz Raul Henry sobre eleições de 2020

>> Bastidor das eleições 2020 no Recife pega fogo, mas Geraldo Julio (PSB) diz que não abriu conversas

O PSB tem aliados, além do PT, que flertam com a possibilidade de lançar candidatos à Prefeitura do Recife, como o PDT que estuda o nome do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT). Nessa terça-feira, inclusive, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que Túlio é "candidatíssimo" a prefeito do Recife. "Ele é preparado, um jovem que se dedica a estudar os problemas da cidade e um quadro que defende o nosso partido, inclusive já foi presidente da Fundação local. Tem todas as atribuições para governar o Recife”, disse Lupi ao Blog de Jamildo.

LULA

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) terá candidatura própria nas eleições municipais de 2020 do Recife e que Marília Arraes deve ser candidata. Em entrevista ao UOL, o líder petista disse que o partido deixará o apoio ao PSB em caso de segundo turno, e que o mesmo "vale para Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador". "O PT não pode abrir mão de ter uma candidatura própria em Recife. Quando chegar em 2022, o PSB vai pedir outra vez para o PT não ter candidato a governador depois de quatro mandatos? Será que o PT não pode ter a oportunidade de ter candidatura própria? O PT vai ter candidatura própria, a Marília deve ser candidata do PT. Se ela não for para o segundo turno, ela apoia o João Campos ou outro candidato que fizer aliança com o PT. Isso vale para Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador", disse Lula.

>> João Campos diz respeitar candidatura de Marília Arraes pelo PT

PSB

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, também comentou as articulações do PT e disse, em entrevista à Rádio Jornal, não temer a possível candidatura de Marília Arraes à Prefeitura do Recife. O socialista disse ter o "candidato mais competitivo", referindo-se ao também deputado federal João Campos.

"Acho que não (nos assusta a candidatura do PT), temos o candidato mais competitivo na capital que é o deputado João Campos. Claro que vamos tentar as alianças possíveis, mas essa decisão não é nossa, é do PT que está discutindo. A presidente Gleisi (Hoffmann) disse que vai me encontrar no inicio de fevereiro para falar da eleição não apenas do Recife, mas de outras cidades do Brasil. Vamos tratar de várias cidades do País", disse.

Últimas notícias