Após a notícia de que o ex-presidente Lula foi conduzido pela Polícia Federal, em São Paulo, para prestar depoimento, parlamentares pernambucanos da oposição manifestaram-se em suas redes sociais.
O líder da oposição no Congresso, Mendonça Filho (DEM), defendeu uma paralisia na pauta do Congresso para estudar a melhor saída para a crise política. "A pauta do País é de emergência: a saída da crise. Não tem sentido o Congresso continuar a debater projetos pontuais, quando o Brasil vive uma situação emergencial", afirmou Mendonça, em nota.
"Não fiquei surpreso", disse o deputado federal Jarbas Vasconcelos sobre investida da Polícia Federal sobre Lula.
Para Augusto Coutinho (SD), a base de Dilma deve ficar mais fragilizada no Congresso. "Ela deve pedir para sair", disse o parlamentar.
Já Betinho Gomes (PSDB), disse que o depoimento de Lula representa "o fim de um mito". "O Conjunto probatório contra o ex-presidente Lula é muito forte. Eu me arriscaria a dizer que nós estamos assistindo ao fim de um mito. É preciso que nesse intante a sociedade e os partidos de oposição deem força aos órgãos de fiscalização, o Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, para que levem adiante as investigações que estão em curso nesse momento", argumentou o parlamentar.
O também tucano Bruno Araújo convocou a população para o ato marcado para o dia 13 em todo o País. "Chegou o momento de fazer a transição do governo. Chegou o momento de no dominho 13 de março todos nós mostrarmos ao Brasil e ao mundo que acabou. O Brasil precisa iniciar um novo momento, um novo governo e recuperar a esperança", disse.