Tentando governar a cidade pela terceira vez, o candidato do PT a prefeito do Recife, João Paulo, não tem apresentado propostas concretas para a sua possível gestão, a partir de 2017. Em onze programas do guia eleitoral, são abordados mais temas do que números. O petista tem trabalhado a elaboração do seu programa de governo em encontros setoriais chamados de cirandas, onde já foram discutidos temas como idosos, igualdade racial, diversidade e sustentabilidade, entre outros. O texto terá 13 propostas centrais e, segundo o candidato, não há data certa para lançamento.
Pelo fato de ter governado a cidade por duas vezes, após quase um mês de campanha eleitoral, era esperado que João Paulo apresentasse propostas mais concretas. Nos onze programas do guia eleitoral apresentados até a última sexta-feira (9), há apenas propostas temáticas. As promessas objetivas estão sendo ditas em entrevistas à imprensa, à conta-gotas.
Entre elas, a reabertura do Hospital Infantil, no bairro de Afogados, na Zona Oeste, o retorno do Orçamento Participativo, redução do número de cargos comissionados e as possíveis desapropriação do terreno do Cais José Estelita, onde está previsto o projeto Novo Recife, e a regulamentação do Uber.
Nos guias, João Paulo apresenta propostas temáticas. Na área de juventude, foram citadas promessas como criação de uma rede de proteção contra a violência, educação de qualidade, acesso gratuito à internet em escolas e criação de centros de cultura, lazer e esporte. Para cultura, foi citada a retomada de “políticas públicas que priorizam investimentos em áreas culturais”. Sem citar detalhes, também foi abordado um plano de mobilidade.
João Paulo explicou que ainda está colhendo sugestões nas cirandas e que lembrar suas ações na prefeitura faz parte da estratégia. Sobre o plano de mobilidade, o petista disse que as prioridades são o transporte coletivo, ciclovias e buscar um entendimento entre taxistas e o Uber.
Leia Também
- Datafolha: Geraldo Julio e João Paulo continuam empatados na disputa pela Prefeitura do Recife
- Caso da "gaiola" é considerado calúnia contra João Paulo
- João Paulo não confirma uso de imagem da agressão no guia
- João Paulo promete reduzir comissionados da Prefeitura do Recife
- João Paulo promete desapropriar área do Cais José Estelita
- João Paulo aproveita sabatina para criticar Geraldo Julio
Outra prioridade, disse o candidato, será com a educação e a manutenção de equipamentos. “A primeira meta é restituir o fornecimento do fardamento escolar, melhorar a merenda, garantir a capacitação dos professores, manutenção dos prédios públicos, dos parques fechados”, declarou.
ORÇAMENTO
Questionado se o plano traria números, João Paulo não cravou. “A gente vai apresentar o que vai ser possível de fazer, dentro das condições, do orçamento, dentro das possibilidades nossas. Mas a ideia central é ter uma apresentação bastante enxuta, mais resumida, de forma que o eleitor possa ter acesso, possa dominar com facilidade o conjunto das nossas propostas. Isso leva um pouco de tempo”, disse.