História

Ângelo Castelo Branco lança biografia de Marco Maciel na APL

Edição integra a Coleção Memória, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 02/10/2017 às 22:10
Foto: Dayvison Nunes/ JC Imagem
Edição integra a Coleção Memória, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) - FOTO: Foto: Dayvison Nunes/ JC Imagem
Leitura:

Em um evento que contou com a presença de autoridades, acadêmicos e familiares do ex-vice-presidente Marco Maciel, o jornalista Ângelo Castelo Branco lançou, na noite desta segunda-feira (2), na Academia Pernambucana de Letras (APL), uma biografia do político pernambucano, que completou 50 anos de vida pública em 2016. A edição integra a Coleção Memória, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Estiveram presentes na solenidade, além da esposa de Maciel, Anna Maria, os ex-governadores Joaquim Francisco (PSDB), Roberto Magalhães (DEM) e João Lyra Neto (PSDB); a deputada estadual Priscila Krause (DEM); o vereador André Régis (PSDB); o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Leopoldo Raposo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Carlos Porto; entre outras autoridades.

DEDICAÇÃO À POLÍTICA

Ao relembrar a vida pública do marido, que atualmente enfrenta do Mal de Alzheimer, dona Anna Maria ressaltou o comprometimento de Maciel com a vida pública, tendo, inclusive, abdicado de momentos importantes com a família para se dedicar à causa política. “Ele era completamente dedicado ao trabalho. Havia, da minha parte, muita compreensão para aguardá-lo, pois, devido aos muitos compromissos que ele tinha, eu passava muito tempo sozinha. Problemas de casa, de filho, ele nunca tomou muita ciência. Eram coisas que eu administrava e ele vivia o ideal dele, que era fazer política”, comentou.

RESPEITO

Apesar de terem ocupado campos opostos politicamente, João Lyra destacou o respeito que nutre pela trajetória de Marco Maciel. “Eu, como pernambucano, reconheço a importância de Marco Maciel no processo de redemocratização do País. Sua contribuição ocorreu sem trauma, sem sangue e, acima de tudo, com sabedoria”, afirmou o ex-governador.

Ausente na cerimônia, o governador Paulo Câmara (PSB) enviou uma carta a Anna Maria Maciel, que foi lida na solenidade pelo presidente da Cepe, Ricardo Leitão. “O trabalho do líder político Marco Maciel já está na história”, diz trecho do texto.

Últimas notícias