GESTÃO

Com PSC na liderança, oposição a Geraldo Julio se divide

Mudanças na Câmara do Recife alteram a dinâmica da oposição ao prefeito na Casa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/02/2019 às 11:25
Foto: Acervo JC Imagem
Mudanças na Câmara do Recife alteram a dinâmica da oposição ao prefeito na Casa - FOTO: Foto: Acervo JC Imagem
Leitura:

A nova liderança da oposição ao prefeito Geraldo Julio (PSB) na Câmara do Recife dividiu o bloco. O vereador do Recife Renato Antunes (PSC) assumiu a vaga, que era de Rinaldo Junior (PRB), aglutinando dez parlamentares de PSDB, PTB e PRTB. O PSOL de Ivan Moraes Filho e o PRB de Rinaldo Júnior deixam o grupo, além do PT, que, com a saída de Marília Arraes, vai para a base. Rogério de Lucca, que é do PSL de Jair Bolsonaro, ainda não definiu de que lado vai ficar.

Rinaldo Júnior argumentou que o possível apoio ao presidente levou à decisão, mas manteve a oposição a Geraldo Julio. "Por entender que essa bancada é uma frente conservadora que vai se alinhar ao presidente Bolsonaro e a gente está numa bancada mais progressista", disse nesta sexta-feira (1º), na abertura dos trabalhos legislativos deste ano.

Já Renato Antunes minimizou a divisão. "Naturalmente a gente vai conversar em algumas votações com PRB e PSOL. Não são duas oposições, são grupos de vereadores que pensam diferente", afirmou. "Ser oposição não é ser inimigo da gestão e do prefeito e a gente tem propostas para a cidade. É um bloco coeso para ajudar a cidade e a gente espera que o prefeito tenha humildade e não passe o rolo compressor".

Reforma administrativa

A primeira pauta apresentada pelo chefe do Executivo este ano será a reforma administrativa, que prevê, entre outras medidas, o corte de 256 cargos comissionados. A proposta deverá ser encaminhada ainda nesta sexta-feira (1º). O prefeito também vê como prioridade a revisão do plano diretor da cidade.

O PSC de Renato Antunes é presidido em Pernambuco pelo deputado federal André Ferreira. O grupo - que comanda a gestão de Jaboatão dos Guararapes com o irmão dele, Anderson Ferreira, do PR - tenta consolidar a candidatura de André no Recife em 2020. Em 2018, o clã Ferreira deixou a base do governador Paulo Câmara (PSB) e apoiou a chapa de oposição encabeçada pelo então senador Armando Monteiro Neto (PTB).

Últimas notícias