PT

Humberto aponta Odacy Amorim como candidato a prefeito de Petrolina

Senador projeta dois cenários: Os partidos da Frente Popular em torno de um nome para disputar Petrolina ou múltiplas candidaturas para forçar 2º turno

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 06/12/2019 às 15:30
Foto: Divulgação
Senador projeta dois cenários: Os partidos da Frente Popular em torno de um nome para disputar Petrolina ou múltiplas candidaturas para forçar 2º turno - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Com informações da Rádio Jornal Caruaru

O senador Humberto Costa (PT) apontou abertamente o ex-prefeito de Petrolina e atual presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim (PT) como o candidato do PT para disputar a prefeitura do município. As declarações do senador foram feitas durante o Programa Super Manhã da Rádio Jornal Petrolina. Atualmente, Petrolina é comandada por Miguel Coelho (MDB), saído recentemente do PSB, do qual se descolou desde a ida da família Coelho, comandada pelo senador Fernando Bezerra, para a oposição ao governador Paulo Câmara (PSB). 

Para o senador, a estratégia seria reunir todos os partidos da Frente Popular, encabeçada pelo PSB, em torno de uma candidatura em Petrolina "que no nosso caso é a do companheiro Odacy Amorim". Ele considera, que o cenário atual demonstra a possibilidade de um segundo turno. "E para haver talvez seja necessário ter mais de uma candidatura no campo da oposição", projeta. 

Além de Odacy, também entram no cenário o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) e o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PSD). Lucas vem defendendo que o PSB deve ter um candidato próprio no município em 2020, como vem fazendo historicamente. Em 2016, o candidato socialista foi o próprio Miguel Coelho, então no PSB, e Lucas foi preterido. Em outra frente, Júlio Lóssio filiou-se ao PSD no final de janeiro, após ter sido expulso da Rede Sustentabilidade, sigla pela qual disputou a eleição para o Governo de Pernambuco nas eleições de 2018. Ele assumiu a presidência do partido em Petrolina e lançou a sua pré-candidatura em agosto deste ano. 

Humberto diz acreditar que "seria uma situação ideal", um cenário com múltiplas candidaturas, embora considere o pleito de Lóssio, caso seja confirmado, como o que tem "mais substância". "Afinal de contas ele foi prefeito. Todos nós reconhecemos que foi uma boa administração. Enquanto que Lucas, que é também um excelente político, um bom parlamentar, um bom trabalhador, está tendo um papel fundamental nessa nossa luta contra a privatização da Chesf que é um malefício para toda essa nossa região, é um defensor muito forte da política de Paulo Câmara, tem todas as condições, mas eu entendo que Júlio Lóssio talvez desse uma contribuição maior para que nós pudéssemos chegar a um segundo turno", contou o senador. 

Humberto ressalta o protagonismo dos diretórios municipais do PT no debate sobre as eleições de 2020. O grupo de Odacy venceu as eleições internas do PT e conquistou o diretório de Petrolina. "Tudo indica que o nome dele (Odacy) vai ser fortemente cogitado para encabeçar essa chapa e nós vamos discutir as alianças que poderão ser feitas ao longo desse período", afirmou Humberto.

Recife 

Em Recife, Cirilo Mota conquistou a liderança do diretório. Ele integrou a chapa “Frente ampla – Lula Livre”, do ex-vereador Oscar Barreto (PT), aliado de Humberto. "Hoje a direção municipal do PT em Recife, pelo que eu posso apurar, tem uma posição favorável a uma aliança, manter a aliança", conta o petista. Mas o senador lembra que, em Recife, para além do posicionamento do diretórios, a palavra final virá da Executiva Nacional do PT. 

Desde que saiu da prisão, o ex-presidente Lula vem reafirmando a necessidade do PT retomar seu protagonismo e de lançar candidaturas próprias no maior número de municípios possíveis. Na capital pernambucana, o nome da deputada federal Marília Arraes (PT) é cotado para disputar a prefeitura. 

Últimas notícias