Sertão

Ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio é denunciado pelo MPF por desvio de verbas públicas

Outros 14 ex-gestores municipais também estão na denúncia do MPF, que trata de irregularidades na realização do São João do Vale

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 05/11/2019 às 14:50
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Outros 14 ex-gestores municipais também estão na denúncia do MPF, que trata de irregularidades na realização do São João do Vale - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PSD), e outras 14 pessoas foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por suspeita de envolvimento em "fraudes referentes a constituição e integração de organização criminosa que, por meio de irregularidades em licitações, desviou verbas públicas destinadas à realização do evento São João do Vale (...) em 2012 e 2013". As informações foram divulgadas nesta terça-feira (5), pelo próprio MPF.

De acordo com a denúncia, de autoria dos procuradores da República Filipe Albernaz Pires, Elton Luiz Moreira e Ticiana Andrea Nogueira, R$ 5,7 milhões teriam sido desviados pelo grupo encabeçado por Lossio. Após fraudarem cinco processos licitatórios e dois processos administrativos, os membros do esquema teriam desviado para eles e para terceiros parte dos recursos que deveriam ter sido utilizados para execução dos contratos relacionados à festa.

"As irregularidades praticadas envolveram superfaturamento de preços, restrição à competitividade em licitações, uso de pareceres jurídicos não aprovados ou falsificados, direcionamento de contratações, realização de pagamentos sem licitação e beneficiamento indevido de representantes de empresas intermediárias, entre outras", diz a nota encaminhada pelo MPF à imprensa.

Além de Lossio, foram denunciados pelo MPF outros integrantes da administração municipal à época, como um tio do ex-prefeito, Julio Lossio Filho, que ocupava o cargo de secretário de Finanças da prefeitura. Também estão na denúncia Mário Cavalcanti Filho (então coordenador-geral de Licitações e Convênios do município), Patrício Tadeu Valgueiro, Marcelo Eduardo Vieira, Emerson Santos Souza e Gutemberg Arlindo Neto.

Outras oito pessoas cooptadas para viabilizar os processos licitatórios irregulares que resultaram nas contratações ilícitas dos equipamentos para a estrutura dos shows, bem como dos artistas que se apresentaram no São João do Vale também constam na denúncia do MPF.

RESPOSTA

Através de nota, Julio Lossio negou com veemência a participação em qualquer esquema que possa ter resultado no desvio de recursos da Prefeitura de Petrolina. O ex-prefeito reitera, ainda, que enquanto chefiou o Executivo, sempre procurou "agir com correção e respeito ao bem público" e disse receber com tranquilidade a denúncia.

Confira abaixo a íntegra da nota:

Durante os oito anos em que tive o privilégio de dirigir o Município de Petrolina, procurei me dedicar de corpo e alma à melhoria de vida dos que mais precisam e, de modo especial, a cuidar dos sem teto e das crianças.

Graças a Deus, todo o meu patrimônio tem origem nas receitas que obtive antes de me tornar prefeito. Consigo explicar todos os meus bens e cada centavo na minha conta e de todos da minha família.

Diferente de alguns, que fazem da política um meio de vida e de acúmulo de patrimônio, tenho absoluta tranquilidade de que durante os oito anos em que estive à frente do município de Petrolina, procurei agir com correção e respeito ao bem público.

Durante a nossa gestão, resgatamos o São João da nossa cidade e fizemos Petrolina entrar na rota nacional do turismo junino, realizando uma das maiores festas do Brasil. Até quem antes nos criticava e acusava, hoje se rende aos frutos gerados por aquele trabalho que começou lá atrás e que ainda rende bons resultados para a nossa cidade.

Diante disso, recebo com muita tranquilidade a notícia veiculada na imprensa no dia de hoje.

Meus advogados já estão adotando todas as medidas necessárias e tenho a absoluta certeza de que, no decorrer do processo, iremos demonstrar de forma cabal e clara o absurdo equívoco dessa denúncia.

Respeitosamente,
Julio Lossio

Últimas notícias