Eleições 2020

'Humberto Costa vai ter que engolir Marília Arraes', diz Silvio Costa Filho em resposta ao petista

Deputado rebateu declaração de Humberto de que Marília Arraes apoiou 'bolsonarista' a senador em 2018, em referência ao ex-deputado federal Silvio Costa

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 27/01/2020 às 17:26
Foto: Divulgação
Deputado rebateu declaração de Humberto de que Marília Arraes apoiou 'bolsonarista' a senador em 2018, em referência ao ex-deputado federal Silvio Costa - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Com informações da Rádio Jornal e do Blog de Jamildo

Em resposta à declaração do senador Humberto Costa (PT) de que a deputada federal Marília Arraes (PT) apoiou um "bolsonarista" ao Senado nas eleições de 2018, em referência ao ex-deputado federal Silvio Costa (Avante), o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) afirmou que o petista "vai ter que engolir Marília Arraes" como candidata do PT nas eleições de 2020.

> PT no Recife já contrariou Lula várias vezes, diz Humberto Costa sobre candidatura de Marília Arraes

Humberto Costa relembrou, em entrevista ao programa Passando a Limpo da Rádio Jornal desta segunda-feira (27), os apoios de Marília Arraes nas eleições de 2018, após ter sua candidatura ao Governo de Pernambuco rifada em nome de uma aliança entre PT e PSB. No pleito, o governador Paulo Câmara (PSB) foi reeleito governador, assim como o próprio Humberto reelegeu-se senador. 

Qualquer decisão do partido, eu vou incorporá-la, diferentemente dela que não me apoiou na eleição para senador e que não apoiou o candidato que o partido decidiu apoiar que foi o governador Paulo Câmara e apoiou um candidato que é bolsonarista, um candidato a senador que agora é adepto e apoiador de Jair Bolsonaro”, disse Humberto, ao ser questionado sobre eventual apoio à Marília caso ela se consolide como candidata do PT à Prefeitura do Recife. 

"Estou vendo que Humberto Costa vai ter que engolir Marília Arraes. Torço para que a deputada seja candidata a prefeita, pois quanto mais candidatos tivermos, melhor será para o povo do Recife refletir sobre quem tem as melhores ideias e propostas para governar", disse Silvio Costa Filho em resposta, por meio de nota. 

> Lula diz ao UOL que PT não pode abrir mão de candidatura de Marília Arraes no Recife

Na oposição, há muitos nomes ventilados para a disputa na capital pernambucana, como Daniel Coelho (CID), Marco Aurélio Meu Amigo (PRT) e Mendonça Filho (DEM). Além disso, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) trabalha para lançar o nome de Raul Henry (MDB) pela oposição. 

Apontado como possível candidato no Recife pelo Republicanos, partido do qual é presidente estadual, Silvio informou que a sigla tomará a decisão sobre o pleito "na hora certa". "Temos muito tempo. A pauta da sociedade não é a eleição do Recife. Entendemos que, no momento, o interesse da população é que o Brasil volte a crescer, gerando emprego e renda para a população. Na hora certa vamos falar sobre o Recife", contou. 

"Figura estranha"

Antes de apresentar os seus argumentos, Silvio Costa Filho começou chamando Humberto Costa de "figura estranha". Ele aproveitou para resgatar o histórico do senador durante as eleições de 2018, quando este subiu no palanque com o senador Jarbas Vasconcelos (MDB), outro candidato da chapa majoritária encabeçada por Paulo e crítico ao PT.

"O senador Humberto Costa fez a campanha para o Senado andando os quatro cantos de Pernambuco ao lado do senador Jarbas Vasconcelos, enquanto este dizia querer ver o ex-presidente Lula preso. Naquele momento, serviu ao senador Humberto estar ao lado do senador Jarbas e daqueles que agrediram o Partido dos Trabalhadores por muito tempo.

Silvio Costa Filho citou as eleições de 2016, quando ele próprio foi candidato a vice-prefeito na chapa de João Paulo (PCdoB), na época do PT. "Na eleição de 2016, do ex-prefeito João Paulo, o PSB acusava o PT de ter quebrado o Brasil e Humberto sabe disso. Depois de tudo isso, Humberto se torna um dos principais aliados da Frente Popular", afirmou Silvio. 

> João Campos diz respeitar candidatura de Marília Arraes pelo PT

Apoio ao governo Bolsonaro

Líder do Republicanos na Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Pacto Federativo, Silvio justificou o seu apoio à agenda econômica capitaneada pelo ministro Paulo Guedes, mas sem menção direta ao governo de Jair Bolsonaro. Ele tem bom trânsito com o ministro e votou a favor da Reforma da Previdência. 

"O senador Humberto, de fato, é uma figura estranha. Em primeiro lugar, quero registrar que apoio a agenda econômica do ministro Paulo Guedes. Essa agenda, que envolve as reformas da Previdência, Tributária e Administrativa, teria que ser feita por qualquer Governo responsável, buscando o ajuste fiscal, a retomada do crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Vale ressaltar que terminamos o ano de 2019 com crescimento de 1% do Produto Interno Bruto e mais de 650 mil novos postos de trabalho", disse o deputado

Ele citou outros deputados que integram partidos da Frente Popular, liderada pelo PSB, que votaram a favor às reformas propostas pelo governo Bolsonaro, a exemplo de André de Paula (PSD), Augusto Coutinho (SD), Raul Henry (MDB) e Felipe Carreras (PSB). "Nem por isso, eles são bolsonaristas", disparou. 

Últimas notícias