Eleições 2020

PT no Recife já contrariou Lula várias vezes, diz Humberto Costa sobre candidatura de Marília Arraes

Em entrevista à Rádio Jornal, Humberto comentou sobre candidatura de Marília Arraes à Prefeitura do Recife

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 27/01/2020 às 9:31
MATHEUS SANTOS/BLOG DE JAMILDO
O senador Humberto Costa (PT) - FOTO: MATHEUS SANTOS/BLOG DE JAMILDO
Leitura:

Em entrevista à Rádio Jornal nesta segunda-feira (27), o senador Humberto Costa (PT) conversou a respeito da candidatura da deputada Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife e, questionado sobre a opinião de Lula a respeito da candidatura de Marília, o senador alega que o PT no Recife já contrariou opiniões do ex-presidente outras vezes. 

>> PT praticamente descarta candidatura de Marília Arraes à prefeitura do Recife e reafirma aliança com o PSB

>> Marília Arraes nega que PT tenha rifado sua candidatura para Prefeitura do Recife em 2020

"Já contrariou (Lula) várias vezes. Na eleição de 1990, por exemplo, quando Rubens foi nosso candidato para governador e o desejo de Lula era que nós apoiássemos a candidatura de Jarbas Vasconcelos naquele momento. Em 2008, quando João da Costa foi candidato, o desejo de Lula era que tivesse sido eu. Teve vários outros momentos que isso aconteceu. É normal e natural em um partido em que nós temos uma forma de estruturação democrática", explicou. 

Debate sobre candidatura ainda está começando 

Humberto comentou que a opinião do ex-presidente é importante, mas que a discussão sobre a candidatura, que será feita em reunião do partido, ainda estava começando. "A opinião de Lula é importante e será levada em consideração na decisão, mas a discussão está apenas começando dentro do nosso partido".

O petista ressaltou que vai incorporar qualquer decisão tomada pelo diretório nacional do PT e alfinetou a deputada Marília Arraes que, segundo ele, não fez o mesmo quando ele se candidatou ao Senado. "Qualquer que seja a decisão do partido, eu vou incorporar. Diferentemente dela (Marília), que não me apoiou na eleição para senador e não apoiou o candidato que o partido decidiu apoiar, que foi o governador Paulo Câmara", comentou. 

Polarização PTxPSB

Questionado sobre a manutenção de cargos do PT na gestão do PSB caso a candidatura de Marília ocorra, o senador Humberto Costa afirmou que a situação com o PSB "ficaria insustentável".  "Acho muito difícil manter (relação com o PSB). Com toda certeza o partido seria obrigado a sair do governo".

Costa alega que o tipo de campanha que pode ser feita pela deputada pode criar uma polarização entre os partidos. "Seria viável se nós tivéssemos uma candidatura que não procurasse fazer uma polarização com o PSB, mas a deputada Marília Arraes, por tudo que ela tem dito, quer fazer uma campanha contra o PSB. Portanto, vai tornar uma situação, na minha avaliação, insustentável de se permanecer no governo. Isso também será avaliado pelo PT, já que é uma decisão que terá tantas implicações".

Últimas notícias