Frente Popular do Recife

João Campos diz respeitar candidatura de Marília Arraes pelo PT

Segundo o parlamentar, o PT tem optado por candidatura própria desde a redemocratização

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 27/01/2020 às 16:50
Foto: Sergio Bernardo / Arquivo JC
Segundo o parlamentar, o PT tem optado por candidatura própria desde a redemocratização - FOTO: Foto: Sergio Bernardo / Arquivo JC
Leitura:

Pré-candidato a Prefeitura do Recife (PCR) pelo PSB, o deputado federal João Campos afirma que não há novidades caso o PT venha a bater o martelo sobre a candidatura da deputada federal Marília Arraes no pleito da Capital. Segundo Campos, "Tem sido assim em todas as eleições municipais desde a redemocratização, inclusive 2012 e 2016. Neste momento difícil da política brasileira, em que direitos e conquistas sociais estão sendo ameaçados, nós do PSB achamos importante construir a unidade das forças progressistas, em defesa da democracia e da justiça social". Ele afirma respeitar o PT, caso venha a deixar a Frente Popular, mas que irá seguir "buscando o caminho do diálogo e da construção coletiva de propostas para o Recife, Pernambuco e Brasil", conclui. 

O posicionamento de João Campos se dá em resposta a confirmação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o PT terá candidatura própria nas eleições municipais de 2020 no Recife e que, "Marília [Arraes] deve ser candidata". A entrevista foi publicada neste domingo (26) no portal UOL. "O PT não pode abrir mão de ter uma candidatura própria em Recife Quando chegar em 2022, o PSB vai pedir outra ver para o PT não ter candidato a governador depois de quatro de quatro mandatos? Será que o PT não pode ter a oportunidade de ter candidatura própria? O PT vai ter candidatura própria, a Marília deve ser candidata do PT. Se ela não for para o segundo turno, ela apoia o João Campos ou outro candidato que fizer aliança com o PT. Isso vale para Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador", disse Lula.

Mesmo com a determinação do líder-mor do PT, dentro do partido as resistências em sair da Frente Popular continuam. Em entrevista à Rádio Jornal nesta segunda-feira (27), o senador Humberto Costa (PT) declarou que o PT no Recife já contrariou opiniões do ex-presidente outras vezes."Já contrariou (Lula) várias vezes. Na eleição de 1990, por exemplo, quando Rubens foi nosso candidato para governador e o desejo de Lula era que nós apoiássemos a candidatura de Jarbas Vasconcelos naquele momento. Em 2008, quando João da Costa foi candidato, o desejo de Lula era que tivesse sido eu. Teve vários outros momentos que isso aconteceu. É normal e natural em um partido em que nós temos uma forma de estruturação democrática", explicou.

Polarização PTxPSB

Questionado sobre a manutenção de cargos do PT na gestão do PSB caso a candidatura de Marília ocorra, o senador Humberto Costa afirmou que a situação com o PSB "ficaria insustentável".

"Acho muito difícil manter (relação com o PSB). Com toda certeza o partido seria obrigado a sair do governo". Costa alega que o tipo de campanha que pode ser feita pela deputada pode criar uma polarização entre os partidos. "Seria viável se nós tivéssemos uma candidatura que não procurasse fazer uma polarização com o PSB, mas a deputada Marília Arraes, por tudo que ela tem dito, quer fazer uma campanha contra o PSB. Portanto, vai tornar uma situação, na minha avaliação, insustentável de se permanecer no governo. Isso também será avaliado pelo PT, já que é uma decisão que terá tantas implicações".

Pelas ruas do Recife

João Campos  tem aproveitado o recesso na Câmara dos Deputados para cumprir agenda pelos bairros da Capital, como Nova Descoberta, Ibura, Prado, Arruda. De acordo com a assessoria do parlamentar, essas visitas seriam uma forma de colher críticas e sugestões para o seu mandato de deputado federal. “Como sempre tem feito em suas agendas de trabalho, durante o primeiro ano de mandato e até antes disso, o deputado segue presente nas ruas”. Em um dos compromissos, quando visitou o Clube das Mães, no Alto do Refúgio, na segunda-feira (20), Campos afirmou: “Quem vive em função de voto tem vida curta. Nosso desejo é trabalhar pensando nas necessidades das pessoas”.

Apesar de tentar distanciar o tom eleitoral de seus compromissos, aliados afirmam que o questionamento se ele irá ou não disputar o pleito municipal, tem partido da própria população.  “A receptividade tem sido muito boa. As pessoas saem de suas casas para falar com ele”, disse o líder do Governo na Câmara Municipal, Eriberto Rafael (PTC) - eles estiveram juntos nesta segunda-feira no Sítio do Berardo, primeira comunidade a receber as lâmpadas de LED, do Programa Ilumina Recife, e depois seguiram para o Compaz da Caxangá. “Ele tem agradecido a população pela lembrança, mas lembra que a eleição é mais para frente”, comenta Eriberto. 

 

 

Últimas notícias