Defesa da PM

Deputado estadual pernambucano diz que tiro em Cid Gomes foi em 'legítima defesa'

Joel da Harpa (PP) parabenizou a pessoa que atirou no senador Cid Gomes (PDT-CE) durante protesto de policiais militares em sobral, no interior do Ceará

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 19/02/2020 às 21:26
Foto: Roberto Soares/Alepe
Joel da Harpa (PP) parabenizou a pessoa que atirou no senador Cid Gomes (PDT-CE) durante protesto de policiais militares em sobral, no interior do Ceará - FOTO: Foto: Roberto Soares/Alepe
Leitura:

O deputado estadual Joel da Harpa (PP), que é policial militar, considerou que os PMs do Estado do Ceará agiram em legítima defesa no episódio em que o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado após tentar furar um bloqueio em um protesto da categoria no em Sobral, no interior do Ceará, dirigindo uma retroescavadeira. 

Joel da Harpa parabenizou a pessoa que "garantiu a vida" das pessoas que estavam participando do protesto dos policiais militares cearenses. 

"Quero aqui parabenizar o policial companheiro do Ceará que em legítima defesa atirou nesse pseudo senador que queria tirar a vida de policiais e familiares, mulheres e crianças que estão lutando pelos seus direitos. Parabéns. Espero que os companheiros militares, deputados federais, deputados estaduais do Ceará apoiem esse guerreiro que garantiu a vida daquelas pessoas que ali estavam. Parabéns companheiro", afirmou. 

Ver essa foto no Instagram

Acreditamos que tiro no Senador Cid Gomes foi em legítima defesa. #JoelDaHarpa #JuntosSomosFortes #pmce #pmceara

Uma publicação compartilhada por Joel da Harpa (@deputadojoeldaharpa) em

Joel também afirmou que o ato do senador foi premeditado, uma vez que, minutos antes, ele disse que fez o anúncio minutos anes. "Estamos falando de profissionais de segurança, pais e mães de família, que estão reivindicando a devida valorização profissional. Eles é que estão sofrendo a verdadeira agressão por parte do Governo do Ceará”, conclui o parlamentar.

Quem é Joel da Harpa

Joel da Harpa está em seu segundo mandato como deputado estadual. Ele saiu do PHS e foi eleito em 2018 pelo PP. Tem como principal bandeira a segurança pública, com o maior foco na Polícia Militar, uma vez que ele próprio tem origem na instituição. Antes de ser eleito deputado, ele liderou em 2014 a greve da PM.

Em 2017, ele foi excluído da corporação pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua. O motivo foi a venda de um imóvel no bairro de Candeias a um soldado pelo valor de R$ 5 mil "como se fosse de sua propriedade". Segundo a SDS, ele "maculou a honra pessoal, o pundonor policial militar e o decoro da classe". Na época, Joel da Harpa alegou que herdou a posse do imóvel do seu pai. 

Mas o parlamentar é ligado a outras categorias da área, como os guardas municipais e os policiais civis. Ele é autor de uma Emenda Constitucional, aprovada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que inclui as guardas municipais no contexto na segurança pública, o que abre a discussão sobre de posse de arma de fogo para o efetivo. 

>> Sinpol critica ausência de 'deputados policiais' em protesto no Recife

>> Com ameaça de greve no Carnaval, governo de Pernambuco receberá policiais

Na semana passada, ele esteve na 2ª Assembleia da Campanha Salarial dos policiais civis na última quinta-feira (13). O deputado também acompanhou os policias em protesto da categoria pela valorização da categoria e melhores condições de trabalho, realizado nessa segunda-feira (17). 

Últimas notícias