Carnaval

Almir da Paixão já assinou mais de 300 fantasias

Ele deu seus primeiros passos na 2ª edição do Municipal, em 1962

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 17/02/2014 às 19:30
Foto: Dani Alves/JC Imagem
Ele deu seus primeiros passos na 2ª edição do Municipal, em 1962 - FOTO: Foto: Dani Alves/JC Imagem
Leitura:

Considerado uma sumidade no quesito fantasia, o cabeleireiro Almir da Paixão não esconde a veneração que tem pelos bailes. Responsável pela criação de mais de 300 vestimentas, começou a produzir peças para desfilar aos 14 anos. “Alguns nomes me inspiraram, como Evandro Castro Lima e Clóvis Bornay”, diz Almir, que deu seus primeiros passos na 2ª edição do Municipal, em 1962, com a fantasia Morte e vida de um caramujo. “Desde então, nunca perdi um concurso e, após 30 anos em atuação, ganhei o título de hors-concours”, conta.



Dono de uma habilidade ímpar para avaliar fantasias, não foram poucas as vezes em que Almir também já foi membro das comissões julgadoras. Em 2001, ele recebeu um prêmio especial no Municipal desfilando com uma roupa que fez um resgate da cultura pernambucana. Para fazer jus à categoria Originalidade,  ele abusou dos produtos da terra, como palha, juta, folhas de coqueiro e de bananeira. 

“Também não esqueço as fantasias que fiz com caneta esferográfica e com sargaço seco. Nas produções, sempre gostei de ter traços diferenciados com elementos simples, como papéis, sacos plásticos, bolas de isopor e papel-d’água.” Ele também faz questão de citar a fantasia Nassau, o príncipe guerreiro em busca da cidade dos sonhos, apresentada em 2004 no Municipal.

Assim como outros desfilantes, Almir gostaria de mais reconhecimento por parte das entidades governamentais. “Através das criações, enaltecemos o nosso Estado. Assim, é importante que nossas obras não caiam no esquecimento”, conclui Almir.

Últimas notícias