Pesquisa revela que 25% dos pacientes voltam a ganhar peso depois da bariátrica

Estudo realizado na Universidade de Pernambuco avaliou 111 pacientes no Estado
Amanda Tavares
Publicado em 30/05/2015 às 14:52


Cerca de 25% dos pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica voltam a engordar. Essa constatação foi feita em 2013 pela enfermeira Flávia Novaes, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Durante dois anos e meio, Flávia avaliou 111 pacientes para desenvolver a sua dissertação de mestrado “Reganho de peso em pacientes submetidos à cirurgia de derivação gástrica”, defendida na Universidade de Pernambuco. Com base no que foi descoberto através da pesquisa, a equipe de profissionais que trabalha com cirurgia bariátrica e metabólica no HUOC tenta reverter esse quadro. 

“O paciente obeso sofre, no mínimo, dois transtornos: o transtorno de compulsão alimentar e o de ansiedade. Portanto, é fundamental que continue sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar de saúde no processo pós-cirúrgico”, enfatiza Flávia. Entre os profissionais que devem acompanhar esses pacientes estão, além do cirurgião especializado, endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. “A partir do momento que tivemos acesso aos dados da pesquisa de Flávia Novaes, investimos na busca ativa do paciente. Entramos em contato após alguns meses de realização do procedimento e incentivamos a volta ao hospital. Assim, acreditamos que conseguiremos reduzir a quantidade de reganho”, afirma Pedro Cavalcanti. 

A técnica em enfermagem Áurea Cristina da Silva, 45, engrossa as estatísticas referentes aos pacientes que voltam a engordar. Operada em 2010, com 146kg, chegou a perder 77kg, mas, três anos depois da cirurgia, voltou a engordar novamente e hoje já está com 100kg. “Saí da dieta. Reconheço que não fui disciplinada. Como muito na rua e acredito que isso influenciou para que eu engordasse novamente. Também faltei às consultas ao psicólogo, por causa do desencontro de horários, já que trabalho em regime de plantão. Sou gordinha desde a infância, luto contra a balança por quase toda a minha vida e fico mais preocupada a cada vez que me peso. Não queria precisar passar pela cirurgia novamente”, declara.

TAGS
obesidade cirurgia bariátrica
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory