Na transmissão do futebol, é fria firular ou brigar com a imagem

Flávio Ricco
Publicado em 16/07/2023 às 0:18
Milton Leite é narrador do Grupo Globo Foto: Foto: DIVULGAÇÃO


 

O avanço técnico nas transmissões esportivas, ainda mais no caso do futebol e após a instalação do VAR, mesmo com toda a discussão que ele ainda causa – e só por falhas humanas, veio tornar o jogo mais justo.

Algumas das grandes aberrações, como gol de mão em Copa do Mundo, com toda certeza, ficaram no passado. Nunca mais irão se repetir.

A cada dia, alguma coisa nova é inventada, permitindo a quem acompanha pela televisão ter uma visão muito ampla e precisa de tudo, daí também a necessidade de narradores e comentaristas, especialmente, também se adaptarem ao que vai se modernizando e contribuindo para uma melhor entrega deste trabalho.

E, diante do tanto que hoje existe, tornam-se ainda mais válido os sábios conselhos de quem trabalha com isso há muito tempo, caso do nosso Silvio Luiz, que de televisão entende tudo e mais um pouco. Entre os seus principais ensinamentos sempre repetiu que nunca teve o atrevimento de brigar com a imagem. Mas apenas “legendar” um lance e outro. Do pessoal na ativa, hoje, há os que se destacam muito bem, como Milton Leite, Téo José e Everaldo Marques. Sabem temperar, sem exagerar ou redundar.

Televisão possui uma linguagem e o rádio tem outra completamente diferente. É um suicídio querer misturar as duas. Saber dialogar com a imagem, e jamais querer discordar dela, é uma virtude que sempre deve ser buscada.

Na mesma firma

A oitava temporada da série “Reis – A Consequência”, com estreia na próxima segunda-feira, proporcionou um momento muito especial para Rafaela Sampaio, uma das novidades desta edição, no papel da destemida Evelyn. É que a mãe da atriz, Verônica Vidal, também foi chamada para trabalhar em “A Consequência”. Elas surgirão em núcleo distintos, é verdade, não irão contracenas juntas, mas o fato de estarem na mesma produção foi motivo de muita comemoração.

Preparação

Fora das novelas desde “O Sétimo Guardião”, do Aguinaldo Silva, exibida entre 2018 e 2019, Marina Ruy Barbosa adotou técnicas de preparação bem especiais para o seu retorno. Entre outras coisas, contratou Ricardo Lapa, preparador físico de outras estrelas.

Nova chance

Na próxima terça-feira, o “MasterChef”, na Band, promove uma repescagem. Um dos eliminados terá a oportunidade de voltar à competição.

Bastidores

Lívia Corrêa, Cininha de Paula e Vicente Alvite nos bastidores da peça “Escolinhazinha do Professor Raimundo”. Estreia neste sábado no Teatro Cidade das Artes, no Rio, e vai até o dia 23.

Nathalia

Louvável a iniciativa de Gustavo Reiz e Fabrício Mamberti em oferecer a Nathalia Timberg uma forma das mais interessantes de aparecer em “Fuzuê”, próxima da Globo, faixa das 19h. Em muitos momentos da trama, ela vai explicar o passado de vários personagens.

A propósito

“Fernanda & Nathalia: Amigas de uma Vida”, especial inédito em homenagem à parceria e carreira de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, estreia dia 29, às 16h15, no Viva. No programa, com 90 minutos de duração, as atrizes relembram, em papo descontraído, o primeiro trabalho que assistiram uma da outra até se encontrarem em cena pela primeira vez nos anos 1950, no teatro e na TV.

Caso sério

Na televisão, o baixo nível meio que foi sepultado de vez. Hoje, diferentemente do passado, são poucas as tentativas ou quase nenhuma. De nada vale a audiência conquistada. Ou porque nem prazo de validade mais tem e porque ninguém mais se atreve em patrocinar tentativas do tipo.

Encruzilhada

Guardadas as proporções, este é um drama que a TV Jovem Pan ainda tem enfrentado, até um pouco pela baixaria que já apresentou, mas pela própria necessidade de reconquistar o apoio do mercado. Alguns dos seus programas têm apresentado audiências boas, mas não o suficiente para apagar o passado.

No capricho

Uma parceria canal AXN, Record e Visom Digital, a série “Estranho Amor”, em cinco episódios, já com suas gravações em andamento no Rio de Janeiro, está recebendo um cuidado todo especial dos envolvidos na sua realização. Pra começar, além de um grande elenco, terá qualidade de cinema.

O time

“Estranho Amor”, dirigida por Ajax Camacho, coloca em pauta a violência praticada contra a mulher. No elenco, nomes como Juliana Knust, Roberto Birindelli, Emilio Orciollo Neto, Juliana Silveira e Larissa Ferrara.

Um detalhe

Larissa Ferrara, escalada para “Estranho Amor”, muito em breve também poderá ser vista na série “As Aventuras de José e Durval”, sobre a trajetória de Chitãozinho e Xororó, no Globoplay. A atriz interpreta Adenair Lima, (ex) mulher de Chitãozinho.

Bate-Rebate

· Após anúncio oficial de Grazi Massafera como estrela de “Dona Beija”, papel que foi de Maitê Proença no original da Manchete, a HBO Max volta agora suas atenções para o posto de protagonista masculino...

· ... Gracindo Júnior viveu o personagem em questão na Manchete...

· ...O eleito não deve demorar muito a ser conhecido...

· ... Porque muitos testes já foram realizados pelo diretor português Hugo de Sousa.

· O ator Gustavo Duque será o protagonista do longa “O Voo do Anjo”...

· ...A produção, ainda sem data de filmagens, terá à frente o cineasta Alberto Araújo.

· Jonas Bloch está retomando o espetáculo “Delírio”, com textos de Manoel de Barros...

· ...Por enquanto, ainda em fase de ensaios, com previsão de estreia em setembro.

· Melody e o Naldo serão os convidados do “Jogo das 3 Pistas” do “Programa Silvio Santos”, neste domingo.

· O “Roda Viva” da TV Cultura, segunda-feira, recebe a escritora Ana Maria Gonçalves.

C’est fini

Para oficiais efeitos, Anne Lottermann e João Guilherme seguem na Band até o fim deste mês. É o combinado e estipulado. Cresce, de forma natural até, a expectativa em torno do futuro dos dois. Algum palpite?

TAGS
Coluna Flávio Ricco canal 1
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory