emprego

Temos vagas! Veja sites de emprego tem boas oportunidades para você retornar ao mercado

A coluna de hoje vai te mostrar o melhor caminho para procurar emprego e onde encontrar as melhores vagas disponíveis no mercado.

Felippe Pessoa
Felippe Pessoa
Publicado em 12/10/2020 às 6:00
Notícia

NE10
NE10 - FOTO: NE10
Leitura:

Em junho, o Brasil bateu um novo recorde de desemprego. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), o país perdeu 8,9 milhões de postos de trabalho em apenas 3 meses atingindo 12,8 milhões de pessoas. E esse é o maior número de desempregados no país desde maio de 2017. Mas não vamos falar sobre as consequências do desemprego, nem sobre estatísticas
pessimistas. Pelo contrário; a coluna de hoje vai te mostrar o melhor caminho para procurar emprego e te mostrar onde encontrar as melhores vagas disponíveis no mercado.

A internet é, sem dúvidas, o melhor lugar para começar a busca por um emprego. Há algum tempo as grandes empresas anunciam suas vagas em seus sites próprios ou em sites especializados em divulgação de empregos. Muitas delas, inclusive, não aceitam mais que o candidato deixe o currículo na porta; apesar de não ser regra, essa prática é cada vez mais comum.

Primeiro ponto: tenha um foco! Faça uma autoavaliação para entender em que tipo de empresa e segmento seu perfil se encaixa melhor. Tem facilidade em lidar com o público? Foca no comércio. É mais tímido e retraído? Que tal focar em indústria ou atividades de escritório? Com um alvo a ser atingido, tudo ficará mais fácil. O caminho mais simples pode ser mapear as empresas do segmento de seu interesse e entrar no
site de cada uma para cadastrar seu CV. Mesmo que não haja uma oportunidade naquele momento, seu nome entrará no banco de dados e, assim que surgir uma oportunidade, você poderá ser convidado a participar do processo seletivo.

Praticamente todas as empresas têm uma sessão de “Trabalhe conosco” em seu site. Outro caminho – e o mais eficiente deles – é cadastrar seu perfil profissional em sites de emprego. Muitas empresas utilizam esses sites para divulgar suas vagas e atrair candidatos para os processos seletivos. E abaixo, vai uma lista dos principais sites de empregos do Brasil. Se você está buscando uma recolocação, não deixe de acessar:

Aqui na coluna tem um post específico sobre o LinkedIn que vale a pena ler.
Mas, se você ainda não tem uma conta na maior rede social profissional do
mundo, crie já.

O LinkedIn é uma das redes mais utilizadas pelos recrutadores das empresas e
pelos Headhunters para buscar profissionais, além de ter, constantemente, um
grande número de vagas anunciadas.

A Catho é um dos maiores sites de divulgação de vagas do Brasil. Nele, você
pode buscar posições por cidade, cargo ou área entre as mais de 220 mil vagas
divulgadas.

A ferramenta é paga, mas o usuário por experimentá-la gratuitamente por 7
dias.

O site está no Brasil desde 2007 e oferece oportunidades profissionais e busca de talentos para gerir os processos seletivos das empresas. Nele, o candidato pode cadastrar seu currículo de forma gratuita. Empresas como Riachuelo e Claro anunciam suas vagas no InfoJobs. Vale a pena se cadastrar e ficar de olho.

O site brasileiro vagas.com é totalmente gratuito e dispõe de uma ferramenta para que o candidato encontre posições aderentes a seu perfil. Muito popular por aqui, tem oportunidades de empresas de diversos segmentos como Itaú, Unilever e Vivo. Quem está em busca de uma oportunidade tem que ter seu cadastro atualizado
por lá.

O Indeed é um site americano que tem operação em diversos lugares do mundo. Criado em 2004, tem mais de 250 milhões de visitas por mês. Atua como um agregador de vagas, sendo capaz de buscar vagas para o perfil solicitado em diferentes sites de emprego simultaneamente.

Muito usado a Europa, o Trovit chegou há poucos anos no Brasil. Atua como um site de classificados generalista, com anúncios de carros, imóveis e empregos. Na sessão de empregos, o candidato devefiltrar exatamente o que busca por estado. Ao ativar a notificação das vagas, recebe e-mails com as oportunidades
aderentes a seu perfil.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma associação sem fins lucrativos 100% gratuita que ajuda jovens estudantes a encontrar vagas de estágio. Reconhecida em todo o Brasil, o CIEE é responsável por identificar e gerir estágios em grandes empresas, ajudando os jovens a entrar no mercado
de trabalho, incentivando e desenvolvendo novos profissionais.

Mas é importante saber que para se destacar nos sites de emprego é fundamental ter um currículo bem estruturado, com informações completas e verdadeiras. Mantê-lo sempre atualizado também é importante. Boa sorte e fique de olho. Uma hora, você encontra a vaga que tanto busca.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias