O Nordeste deve estar muito rico e não percebemos

Nordeste ficou com 3% dos novos benefícios do Bolsa Família. Sul e Sudeste ficaram com 75%. Ou o Governo Federal acredita que a pobreza na região mais pobre do Brasil acabou ou é vingança eleitoral
Igor Maciel
Publicado em 06/03/2020 às 11:08


Por Igor Maciel, da coluna Cena Política

Dentro do esquisito sistema de autocomplacência do Governo Federal, através do qual sempre se encontra uma justificativa para tudo, talvez a explicação para o Nordeste ter ficado com 3% dos novos benefícios do Bolsa Família, enquanto Sul e Sudeste acumularam 75%, seja porque essa região, que já foi tão sofrida, agora seja a mais rica do Brasil e não havíamos percebido.

Talvez não existam mais moradores de rua, nem famílias abaixo da linha da pobreza. Talvez a seca tenha acabado e a agricultura irrigada está alimentando as famílias nordestinas (com o sistema israelense de dessalinização que foi tão prometido).

Europeus devem estar visitando o Nordeste em massa e muitos estão até comprando imóveis para viver aqui quando se aposentarem. Dá pra imaginar até a propaganda do governo, com um casal de nordestinos, felizes, sorrindo no fim e dizendo: "obrigado, presidente Bolsonaro".

Provavelmente somos nós que não temos boa vontade pra enxergar isso tudo e reconhecer a "grandeza do presidente".

É, deve ser isso.

É de se imaginar também como seria o texto. Algo assim: "Graças às ações do Governo Federal, o Nordeste se libertou do Bolsa Família".

Seria mentira, mas quem se importa com a verdade quando é preciso legitimar o discurso de que Bolsonaro está tentando melhorar o País enquanto os "inimigos" atrapalham?

A julgar pelos números apresentados, o Sul e o Sudeste precisam de 25 vezes mais recursos para a pobreza do que o Nordeste. Isso não é verdade. Juntos, Sul e Sudeste tem um PIB estimado em mais de R$ 3 bilhões. O PIB do Nordeste é algo em torno de R$ 750 milhões. 

Os nordestinos são quatro vezes mais pobres que os habitantes do Sul e Sudeste. Então é difícil não chegar à única conexão possível nesse caso: a eleitoral.

Bolsonaro perdeu a eleição de 2018 em toda a região Nordeste, os governadores são de esquerda e lhe fazem oposição, ele já teve atitudes e falas preconceituosas contra os nordestinos.

Desde 2018, mesmo antes de ele assumir, escuta-se até de aliados que o presidente é muito pequeno para o cargo.

Bolsonaro e equipe parecem se esforçar todo dia para garantir que isso seja verdade.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA CENA POLÍTICA

TAGS
Política Nordeste Bolsonaro Bolsa Família
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory