A Frente Nacional dos Prefeitos enviou ofício bastante duro ao presidente Jair Bolsonaro. Sem adjetivação, sem críticas, apenas com perguntas bem pertinentes sobre a responsabilidade do Governo Federal.
O ofício 213/2020 relaciona todas as últimas falas de Bolsonaro e considera as atitudes do Presidente da República relativizando o coronavírus, para em seguida fazer questionamentos como:
“A orientação é reabrir o comércio?”;
“Quais os argumentos científicos para acabar com isolamento social?”;
“O Governo Federal vai assumir os atendimentos de baixa, média e alta complexidade nos hospitais, já que estaremos indo de encontro ao que manda a Organização Mundial de Saúde?”;
“Vão federalizar o SUS?”.
Na prática, os prefeitos do Brasil querem saber se Bolsonaro vai assumir toda a responsabilidade e os custos das mortes que irão acontecer. Já que ele diz que "vai ter morte mesmo e pronto”, os prefeitos querem saber se Bolsonaro assume a responsabilidade pelo colapso do SUS e se vai pagar os custos.
Os prefeitos querem dizer o seguinte com isso: “podemos cruzar os braços e o senhor, que é tão certo de tudo, assume tudo sozinho?”.
E poderíamos complementar: "é assim, ou pare de atrapalhar".
.
.