Após derrota na disputa pela presidência da Câmara, Baleia Rossi pode perder a presidência do MDB

Leia a opinião de Cláudio Humberto
JC
Publicado em 03/02/2021 às 6:58
Baleia Rossi foi candidato à presidência da Câmara dos Deputados Foto: LUIS MACEDO


Agora, Baleia pode perder a presidência do MDB

Após a derrota na disputa pela presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) enfrentará o desafio de manter a presidência do MDB. Articulação por enquanto discreta de governadores, prefeitos, deputados e senadores do MDB, pretende que Baleia deixe o comando do partido. Acusam-no de não haver consultado ninguém, sobretudo parlamentares, antes de associar o partido a Rodrigo Maia e à oposição, colocando em risco as relações de todos com o governo Jair Bolsonaro.

Usados sem permissão

A vitória do mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) como presidente do Senado e a derrota de Baleia Rossi (MDB-SP) na Câmara unificaram o DEM em torno do presidente nacional do partido, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Ele se manteve fora da disputa na Câmara, mas se empenhou pela eleição de Pacheco, e assimilou a decisão pela neutralidade da bancada de deputados, precipitando a desfiliação de Maia. Sem outros líderes de expressão, Neto se tornou a principal liderança do DEM no País.

Fake e fato 

As emendas seriam de R$20 bilhões para eleitores de Arthur Lira, depois viraram "R$3 bilhões". No fim, foram meio bilhão, incluíam oposicionistas e, como manda a lei, pela ordem. Mais uma fake news "esquecida".

Interlocução

O ex-prefeito ACM Neto foi um dos anfitriões de Bolsonaro na visita ao Nordeste, há dias. Garantiu que o presidente teria votos no DEM-BA.

Renda familiar

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), é acusado de arquivar o pudor e nomear a mãe do antecessor Geraldo Júlio para uma boquinha na prefeitura. O ex-prefeito também ganhou cargo de secretário estadual.

Liderança novata

O MDB-MG se uniu ao PT, em torno de Fernando Pimentel. Pacheco foi para o DEM, com ficha assinada por Rodrigo Maia e ACM Neto.

Sem espaço

Rodrigo Pacheco filiou-se ao DEM em 2018, após perder espaço no MDB de Minas Gerais, onde queria ser candidato a governador.

Morrendo na praia

Os 145 votos mostram o tamanho de Rodrigo Maia na Câmara: Baleia só foi votado por deputados de oposição e mais alguns gatos pingados

Renúncia

A expectativa é que Baleia renuncie ao posto, a exemplo do que ocorre em todo o mundo quando partidos sofrem derrotas nessas dimensões.

Brocha

O erro de Baleia pode ser avaliado pela estimativa de que ao menos metade dos deputados do MDB decidiu votar em Arthur Lira.

 

Frase

"Mais correto seria culpar a soberba". Deputado Arthur Maia defende ACM Neto, que foi culpado por Rodrigo Maia pela derrota do seu candidato na eleição da Câmara

 

TAGS
claudio humberto Coluna política
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory