OPINIÃO

Brasil bate marca de 1,26 milhão de pessoas vacinadas em apenas 24 horas

Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cláudio Humberto
Publicado em 07/04/2021 às 7:23
Notícia
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O ministro garantiu que o Brasil já é o "quinto País do mundo que mais produz vacinas" - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leitura:

Recorde de vacinação

No dia em que holofotes se voltaram para os 4.195 óbitos, que tiveram os registros represados devido ao feriadão de Páscoa e o "feriadaço" paulista, o Brasil bateu recordes da vida na guerra ao coronavirus. Foram mais de 954 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e quase 312 mil com a segunda dose, o que levou ao recorde disparado de cerca de 1,26 milhão de pessoas vacinadas, literalmente nesse caso, em apenas 24h.

Só China, Índia, EUA e Brasil bateram a marca de um milhão de doses em 24h. Do grupo, só o Brasil não é grande produtor de vacinas. O recorde de ontem é 50% maior que o máximo obtido pelos britânicos. Em seu melhor dia, o Reino Unido conseguiu aplicar 844 mil doses. Durante o feriadão, o número de vacinas caiu para 350 mil por dia.

Com a volta ao normal, os profissionais de saúde recuperam o tempo perdido. O número de primeiras doses foi pouco maior que de outros dias em que superamos um milhão. A diferença foi que as segundas doses dobraram.

MP apura fraude milionária no ES

O Ministério Público do Espírito Santo apura denúncia de favorecimento à chinesa Dahuá em licitação de R$139 milhões, realizada pelo governo de Renato Casagrande (PSB) por meio do Detran, para um sistema de câmeras de monitoramento. A imprensa capixaba publicou na véspera o resultado da licitação. Segundo a denúncia, que inclui suposta propina de R$40 milhões, a Dahuá é suspeita de articular ajustes no edital de modo a garantir que somente seus equipamentos atendessem às exigências.

O edital exige câmeras de lentes de 16 a 40mm, enquanto as rivais usam de 18 a 42mm. Exige 6 entradas de iluminação externa, a maioria tem 4. Entre documentos entregues e que passarão por perícia, há comparativo de preços das concorrentes meses antes da finalização do processo. Casagrande garantiu em nota a "lisura do processo" e diz ser vítima de fake news, na denúncia que o MPF encaminhou para o MPES.

Russos

Bolsonaro mostrou uma atitude que fez falta em 2020, esforçando-se pessoalmente, na conversa com Vladimir Putin, para viabilizar a vacina Sputnik V no Brasil. Agora só falta combinar com os russos: os burocratas da Anvisa e sua peculiar noção de emergência.

Atraso!

A demora para avaliar o acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Israel, assinado há dois anos em Jerusalém, expõe a paralisia na Câmara na era Rodrigo Maia. O relator é Aroldo Martins (Republic-PR).

Média

Para marcar o 7 de abril, Dia do Jornalista, o senador Weverton (PDT-MA) quer pena maior para crimes contra profissionais de imprensa e Paulo Paim (PT-RS) tenta obrigar empresas a contratar seguro de vida.

São grandes

O Sebrae confirmou ao Diário do Poder o resultado positivo na criação de empregos por oito meses
seguidos. Micro e pequenas empresas criaram 477 mil dos 611 mil novos postos de trabalho de 2021.

Organização

O senador Eduardo Girão (Pode-CE) celebrou 21 milhões de doses contra a covid-19, no Brasil, e criticou a "torcida" pelo vírus. "Em vez de buscar responsáveis pela situação, temos primeiro que ajudar; primeiro
temos que aplicar doses e depois procur

Democrático

Ativistas ignorantes na Universidade de Brasília não sabem que, ao contrário dos demais países da região, em Israel conta em seu parlamento com judeus, árabes, brancos e negros, religiosos e ateus, gays, direita e esquerda. Não há qualquer tipo de discriminação.

Frase

O maior programa de concessões em infra do mundo é nosso" - Ministro Tarcísio Freitas, e o início da 'nova temporada' de leilões de aeroportos, portos, ferrovia etc.

Comentários

Últimas notícias