Gastos da Eletrobras na construção de gasodutos para termelétricas privadas chamam atenção do TCU

Uma força-tarefa já averigua beneficiados pelos gasodutos para gerar energia cara e suja, até por razões ambientais
Cláudio Humberto
Publicado em 21/03/2022 às 9:40
Termelétricas Foto: DIVULGAÇÃO/EDUARDO TAVARES


Gastos bilionários da Eletrobras na construção de gasodutos para termelétricas privadas chamaram atenção de auditores e ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), que esmiúçam esse e outros "jabutis" encontrados na decisão do Congresso que autoriza a privatização da estatal. Uma força-tarefa já averigua beneficiados pelos gasodutos para gerar energia cara e suja, até por razões ambientais. Ministro do TCU revela que termelétrica de Carlos Suarez, baiana como o relator do caso no TCU, Aroldo Cedraz, seria uma das "premiadas". Ministros do TCU estão em alerta contra o leilão da Eletrobras após passarem a desconfiar de um acordo do governo com o relator Cedraz. O relator indicou para uma ambicionada diretoria da agência reguladora de petróleo ANP o concunhado do seu polêmico filho Tiago Cedraz. A suspeita é que, com a nomeação, "agora a (privatização da) Eletrobras destrava", como ironizou um ministro do TCU em conversa com a coluna.

Faltou

O Distrito Federal e o Amapá ainda não foram alvos de pesquisas, este ano. Em 2021, o governador Ibaneis Rocha (MDB) liderava no DF e o ex-governador Camilo Capiberibe (PSB-ES) estava à frente no Amapá.

Dez governadores eleitos no 1º turno

Levantamento realizado pelo Diário do Poder com os resultados eleitorais mais recentes nos estados revela que apenas dez unidades da federação podem definir a eleição de governador no primeiro turno, em outubro. Pré-candidatos que aparecem com 40% têm chances de obter mais votos que a soma de seus adversários: no Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Roraima. Votos válidos desconsideram as anulações e abstenções dos eleitores. Se um candidato obtiver 50% mais um voto, vence no primeiro turno. A prefeita de Boa Vista (RR), Teresa Surita (MDB), é a pré-candidata mais bem colocada das pesquisas: tem 70%, segundo o Instituto Padrão. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e o governador mineiro Romeu Zema (Novo) também têm chances de reeleição no 1º turno.

Lei do cão

Alexandre de Moraes decidiu que o uso de "subterfugios tecnologicos", como simples serviço de VPN, por
exemplo, para usar o Telegram, estará sujeito a sanções civis, criminais e multa diária de R$ 100
mil.

Partido de um só

Até agora, o Avante tem só um pré-candidato a governador, em 2022: André Janones, em Minas. Deputado federal do ex-PTdoB, ele também está disponível para uma candidatura ao Palácio do Planalto.

Já foi grande

O PT de Lula conquistou cinco governos estaduais em 2010 e 2014. Quatro, em 2018. Em 2022, tem só um pré-candidato à frente nas pesquisas: a potiguar Fátima Bezerra, candidata à reeleição.

Quadro atual

No DF, devem concorrer contra o governador Ibaneis Rocha (MDB) em outubro, Anderson Torres (PL), Lucas Salles (DC), Rafael Parente (PSB), Izalci (PSDB) e Keka Bagno (Psol). PT, PV e PCdoB têm 4 na pré-lista.

Copo meio cheio

Alta de 0,1% na taxa de desemprego em janeiro ganhou destaque, mas relatório do banco Inter mostra que 11,2% é melhor que o previsto, e condiz com fim dos contratos temporários, além da queda de 0,9% em relação ao trimestre anterior e 3,3% com o mesmo trimestre de 2021.

Frase

"Agora é oficial! Vivemos uma ditadura do STF no Brasil" - Senador Luiz do Carmo após bloqueio do Telegram pelo ministro Alexandre de Moraes

TAGS
claudio humberto Coluna Política Eletrobras
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory