A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) registrou recordes nos pedidos de bloqueio de ligações telefônicas feitas por consumidores através da plataforma Não me Perturbe.
O Não me Perturbe é um site que permite, de forma simples e gratuita, evitar que serviços de telemarketing façam ligações telefônicas oferecendo serviços e produtos. Basta fazer um cadastro no site https://www.naomeperturbe.com.br/, indicando o número do telefone que não deverá mais receber esse tipo de ligação. Geralmente, as ligações são feitas por empresas de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e Internet. No caso das instituições financeiras as operações mais ofertadas são o empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado.
PEDIDOS
Entre 2 de janeiro de 2020 e 26 de abril de 2022, cerca de 2,9 milhões de solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de oferta indesejadas sobre crédito consignado foram registradas, segundo a Febraban. Já os pedidos de bloqueio feitos a todas as instituições financeiras somaram 2.2 milhões.
A maioria dos pedidos de bloqueio de telefone partiu de consumidores da região Sudeste (53,56%). A região Sul responde por 18,12% do total de pedidos, seguida pelo Nordeste (14,48%). Centro-Oeste e Norte respondem por 10,39% e 3,44% dos pedidos, respectivamente. O estado de São Paulo, com 864.246 pedidos de bloqueio, lidera o indicador no país, seguido por Minas Gerais (334.266) e Rio de Janeiro (313.422).
ORIENTAÇÃO
Para fortalecer o “Não me Perturbe” e reduzir as reclamações de consumidores que são importunados com ligações indesejadas, os bancos rejeitam propostas de contratação de consignado encaminhadas por correspondentes em nome de consumidores cadastrados na plataforma. A Febraban também tem divulgado orientações ao consumidor para contratar crédito de forma segura:
- Antes de contratar o empréstimo consignado, peça uma simulação
- Nunca decida com pressa
- Desconfie de propostas com vantagens exageradas
- Não faça depósitos antecipados para receber o empréstimo
- Nunca assine nada sem ler
- Em caso de devolução de crédito consignado por arrependimento ou contratação não solicitada, procure os canais de relacionamento do banco e nunca faça depósitos em contas de terceiros.