Ter que sair de casa em um dia de chuva forte não é tarefa fácil. E enfrentar um alagamento com o carro pode ser uma verdadeira aventura para muitos motoristas. o problema é que se não for feita de maneira correta a travessia pode causar sérios danos ao veículo, levando inclusive a quebra completa do motor, um prejuízo muito caro.
O especialista automotivo Alexandre Costa (@alexandre.alphaconsultoria) fala dos riscos de atravessar trechos alagados. Ele ainda dá dicas de como conduzir carros com câmbio automático e com câmbio manual. E ainda, como avaliar corretamente o trecho alagado "O ideal é não sair de casa em um dia como o de hoje mas, se for inevitável, é fundamental observar se no trecho alagado como os carros à sua frente estão se comportando". Pela observação, se o nível da água estiver acima da metade das rodas dos carros á frente, a a travessia já representa um risco elevado.
CÂMBIO AUTOMÁTICO
Alexandre Costa recomenda manter uma velocidade constante no veículo enquanto estiver no trecho alagado. "Para carros com câmbio mecânico, eu recomendo antes de entrar na parte alagada, colocar o carro na primeira marcha e manter a velocidade constante, evitando trocar de marcha para que a água não entre pelo escapamento e apague o motor fazendo o carro parar no meio da água".
Costa ensina que, em carros automáticos, o motorista deve selecionar o modo manual e colocar o câmbio na primeira marcha, evitando usar o modo "D" (drive). "No modo drive, a medida que você for acelerando pode acontecer de o carro trocar de marcha, e acontecer a entrada de água pelo escapamento".
Se durante o trajeto o carro apagar, é importante não tentar dar partida no motor. "É neste momento que pode acontecer o temível calço hidráulico, que é quando a água entra no motor causando o travamento de componentes internos. Um reparo que sai bastante caro", explica Costa. Se o carro morrer dentro da água o ideal é empurrá-lo para fora da área alagada e, se o motorista tiver alguma experiência em mecânica, verificar se o filtro de ar está molhado. Se estiver, é sinal de que o motor já aspirou água. O ideal nesse caso é chamar um reboque e levar o carro a uma oficina para evitar prejuízos maiores.
START-STOP
Por fim, se o carro contar com sistema start-stop, aquele que desliga o motor em parada em semáforos, é muito importante que o motorista desligue esse sistema antes de atravessar áreas alagadas, para que, na necessidade de parar no meio da travessia o motor não precise ser ligado.
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