SÃO PAULO (SP) - E assim se passaram 10 anos. Fundada em São Paulo por três brasileiros com o nome de 99Táxi, a empresa, de origem nacional, conseguiu êxito em se firmar no mercado mesmo tendo como principal concorrente a gigante Uber. Hoje com 770 mil motoristas em operação e atuando em 1.600 cidades, a 99 aposta em tecnologia e compromisso sócio ambiental.
Em 2018 a 99 foi vendida ao grupo chinês Didi Chuxing, responsável por mais de 60% da mobilidade mundial por aplicativos. Na celebração dos 10 anos de Brasil, a 99 anunciou a meta de ter 10 mil veículos elétricos rodando no País até 2025. Ao mesmo tempo, a empresa vai contribuir para instalação de 10 mil estações públicas de recarga no mesmo período de tempo.
A 99 adquiriu três carros elétricos e os testou em diversas situações com motoristas em utilização real. A ideia era confirmar a viabilidade do veículo elétrico na operação do dia a dia, atestando a segurança, autonomia e redução de custo significativa para os motoristas.
Os carros serão disponibilizados por meio de aluguel através de uma parceria com a Movida, com desconto até 50% na locação para motoristas parceiros a partir deste mês, além de subsídio de R$ 1 mil para quem aderir ao programa. O programa começa por São Paulo e, a partir do próximo ano, deverá ser expandido para outras capitais.
O objetivo da 99 é zerar a emissão de carbono no aplicativo até 2030 e colocar em circulação 300 carros elétricos até o final deste ano. Inicialmente o modelo disponível para locação pela Movida e 99 será o Nissan Leaf, um crossover premium 100% elétrico.
"Para os motoristas haverá vantagens reais. O aluguel do carro elétrico, mesmo custando o dobro do preço de um carro a combustão, vai representar no final das contas uma economia de 25% para o motorista, já que será oferecido com desconto de 50%. Se considerarmos que o motorista não vai gastar nada com combustível e nem manutenção do veículo, essa economia pode chegar a até 80% em comparação com um carro à combustão", disse Thiago Hipólito, diretor de inovação da 99.
No futuro próximo, a ideia é criar uma categoria "carros elétricos" no aplicativo da 99, para que o passageiro possa optar por se deslocar em um veículo tecnológico, silencioso, seguro e ambientalmente correto.
A empresa de mobilidade também pretende colocar à disposição dos motorista o modelo D1, da montadora chinesa BYD, especialista em mobilidade elétrica. O veículo, exposto no evento da 99, foi desenvolvido na China, em parceria com a DiDi, e foi projetado para o trabalho de transporte de passageiros, oferecendo muito espaço interno e conforto para os ocupantes.
A 99 também quer, em um segundo momento, oferecer a possibilidade de compra do carro elétrico pelo próprio motorista. “O Banco BV acaba de ingressar na Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela 99, e vai promover acesso ao crédito. Simultaneamente, a Movida vai diminuir custos de aluguel. Esse é o ponto de partida para o acesso dos motoristas parceiros a veículos sustentáveis”, diz Thiago Hipólito, que também é líder do DriverLAB, centro de inovação que vai investir R$ 250 milhões em três anos no desenvolvimento de novas soluções para motoristas parceiros, sendo R$ 100 milhões somente em 2022.
O jornalista viajou a convite da 99