5G NO RECIFE: vai comprar um celular 5G? Veja como saber se ele está legalizado ou não é roubado

Já são mais de 80 modelos de aparelhos homologados pela Anatel para funcionar com a tecnologia 5G. Dependendo de onde se compra é bom conferir se o celular não tem nenhum impedimento
Edilson Vieira
Publicado em 06/09/2022 às 1:00
Comportamento digital Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


 Com a chegada da tecnologia 5G nas cidades de Recife, Natal e Fortaleza, nesta segunda-feira (5), a procura por aparelhos que operem na quinta geração da telefonia celular vai crescer nas próximas semanas. Antes de optar por um dos 80 modelos de aparelhos que já estão no mercado pronto para funcionar com a nova tecnologia, é bom saber a situação "legal" do celular. Ou seja, se é um modelo homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

- Dependendo de onde se faz a compra, é bom também fazer uma investigação (simples) para descobrir se o aparelho não foi adulterado, tem algum registro de roubo ou foi extraviado. O cuidado é interessante para que não se compre um celular que interfira em outras redes de comunicação ou possa trazer problemas legais por receptação de produto roubado.

- Todo celular homologado para funcionamento no Brasil deve trazer o selo da Anatel. Essa chancela garante que o aparelho foi testado e aprovado, e que seu funcionamento não interfere em outros sinais de frequência e nem oferece riscos à saúde. Além de verificar se o selo da Anatel está fixado no aparelho ou no manual de instruções, a Anatel faz outras recomendações para quem busca um celular 5G:

- Confira se e o número IMEI que aparece na tela do celular é o mesmo que está na etiqueta colada na caixa do produto. Para descobrir o número do IMEI é só digitar *#06# no teclado do seu telefone que a sequência numérica vai aparecer. Celulares que usam dois chips tem um IMEI para cada chip. Confira os dois.

- No site da Anatel é possível conferir se há alguma restrição ao IMEI do aparelho. No site é possível ver se há registro de roubo, furto ou extravio em todo o País. Para fazer a consulta, basta clicar aqui.

- Se comprou um aparelho no exterior, verifique se ele é compatível com as redes brasileiras. Esta informação pode ser dada através da central de atendimento ao consumidor das operadoras de telefonia ou do fabricante do aparelho. Basta fornecer o modelo do aparelho ou número do IMEI para fazer a consulta.

Feira de hotelaria e alimentação

 Falta um mês para a Hotel & Food Nordeste, feira do setor de hospedagem e alimentação fora do lar, que acontecerá de 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. O público poderá conhecer grandes fornecedores e adquirir com descontos equipamentos, produtos e serviços. Ao mesmo tempo acontece a Super Mix, voltada para o varejo.

Comércio no feriado da Independência

 De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), o funcionamento das lojas do Centro será facultativo, enquanto shoppings centers da Região Metropolitana abrirão em horário especial. Confira:
RioMar, Recife, Tacaruna e Plaza funcionarão das 12h às 21h. Já o shopping Boa Vista funciona das 11h às 19h. O ETC vai das 12h às 18h.
 O Patteo Olinda, Paulista North Way e Camará Shopping abrirão das 12h às 21h. Em Jaboatão, o shopping Guararapes terá horário normal, das 9h às 22h. No Cabo, o horário do Costa Dourada será das 10h às 22h, e em Igarassu, o shopping Igarassu vai das 12h às 20h. Por fim, em Moreno o Recife Outlet vai das 09h às 21h.

Aumenta endividamento no cartão de crédito

O Procon-PE registrou nos meses de julho e agosto uma alta no atendimento referente à dívida com cartão de crédito. De acordo com o órgão, 250 pessoas foram atendidas para resolver dívidas com cartão neste período.
 O Procon dá as seguintes dicas para quem não quiser fechar o mês com a fatura do cartão em aberto: não comprar por impulso, gastar apenas o planejado; nunca usar mais de 30% da renda total com o cartão; em relação ao pagamento da fatura, é aconselhável que o consumidor pague o valor total dentro do vencimento. Optar pelo pagamento mínimo pode virar um problema maior no futuro porque os juros aplicados no saldo restante são muito altos. 

TAGS
consumidor Coluna edilson vieira tecnologia 5g
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory