Dinheiro

Para muitos não é novidade, mas poucos resolveram isso de fato!

Hoje venho falar da tarifa cobrada pelos pacotes de serviços bancários. Você sabe exatamente para que isso é cobrado?

Publicado em 19/12/2021 às 0:00 | Atualizado em 20/01/2022 às 11:53
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MN - FOTO: LG
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Alguns assuntos, ainda bem, já são fato consumado para algumas pessoas. Para outros, não é nada novo, mas ainda não dedicaram um tempo para analisar e definir. Ainda tem outros que são mesmo novidade. Não sei em qual dos três perfis você se enquadra, mas hoje venho falar da tarifa cobrada pelos pacotes de serviços bancários. Você sabe exatamente para que isso é cobrado? Se realmente é obrigatório? E que tipo de pacote deve atender melhor a sua real necessidade? É isso e muito mais que vou trazer para você nas próximas linhas, e desde já aproveite para compartilhar o que você está aprendendo ou relembrando com mais pessoas, certamente, muitos se beneficiarão disso.

A tarifa é cobrada (debitada) de forma direta na conta das pessoas que pagam por um pacote de serviços junto ao banco. E se você tem dúvidas se paga ou não por isso, vale olhar os extratos de dois a três meses anteriores fechados e daí se certificar melhor. Como disse antes, a tarifa é paga para que você tenha acesso a um pacote de serviços, normalmente, quanto mais alto o valor, mais serviços você tem direito. E aí vem o ponto, você tem mesmo a necessidade, precisa de todos os serviços/quantidade do que é contratado no seu pacote?

E isso é bem interessante, pois muitas pessoas nem sabem que pagam essa tarifa, outras não sabem se pagam, e saber qual o pacote (serviços) que tem contratado, então, ainda menos pessoas sabem. O caso é: se você paga, todo mês, e não sabe o que está contratado, é o risco de você estar indo a uma pizzaria todo mês e pagando por uma pizza de dez fatias para só comer cinco.

Por isso, é fundamental você identificar os serviços que estão incluídos no seu pacote ou cesta de serviços. No geral, se tem direito a certa quantidade de Ted's, Doc's, saques, transferência entre contas do mesmo banco, extrato impresso, folhas de cheque e mais. Então, peço um minuto para que você faça uma releitura do parágrafo anterior. Analise, faz sentido de fato pagar por esses serviços? Pense bem...

Você tem algo mais que isso, uma atenção, um atendimento diferenciado que justifique?

Pois é, basta você pensar bem ao saber que existe uma resolução do Banco Central, a 3.919, que dá o direito de o correntista pessoa física (bancos de varejo ou linha premium) ter acesso a uma conta sem tarifas, com o pacote de serviços essenciais. Ou seja, é gratuito, mas você tem acesso apenas aos serviços essenciais, que trarei na sequência, mas antes, peço que você analise bem se eles atendem a sua necessidade.

O pacote de serviços essenciais inclui duas transferências entre contas do mesmo banco, quatro saques, nenhum Ted e Doc, um extrato impresso, 10 folhas de cheque... ou seja, a possibilidade de se organizando, fazer um saque por semana, Ted, Doc e transferência entre contas da mesma agência substituir pelo PIX, que para a pessoa física não tem cobrança. E então, faz sentido para você pagar por um pacote que oferece algo mais que isso? Repito, analise, pois a resposta para esta pergunta varia, depende de sua rotina e demandas, mas o que tenho observado é que para a maioria das pessoas não faz sentido pagar uma tarifa de 12, 24, 27, 33, 39, 42, 54 reais por mês, pois, no geral, está pagando apenas pela falta de conhecimento, já que o que é oferecido no pacote de serviços essenciais, além do que se tem nos bancos digitais, torna realmente desnecessário para uma parte gigante da população pagar no mês a mês para ter um outro pacote de serviços bancários.

Ainda tem aqueles que dizem: "ah, mas é só R$ 12 por mês!". Veja bem, por mês pode parecer pouco, mas no ano são R$ 144, o que vale é sempre anualizar as despesas e, assim, perceber o impacto que ela causa num período mais amplo, e nesse caso, por exemplo, se R$ 12 parece pouco, no ano são R$ 144.

Reforço que esse é um direito do consumidor, e por incrível que pareça, já tive clientes que afirmaram não terem conseguido a mudança para o pacote de serviços essenciais junto ao banco. Corra atrás, lute e faça acontecer, tem bancos que você cancela no caixa eletrônico ou pelo telefone, alguns de fato restringem, dificultam mais. Porém, caso você tenha dificuldade, se quiser ir adiante, abra uma ouvidoria com o seu banco e, se necessário, com o Banco Central.

No mais, além dessa oportunidade, certamente, existem tantas outras no seu orçamento, que são como pequenos buracos, que vão minando as suas finanças, mas se você tiver um pouco mais de conhecimento e dedicação, o jogo começa a virar, fortemente!

Abraço e até a próxima!

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Leandro Trajano - colunista - FOTO:Divulgação

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