Sempre lembro aqui e nas minhas redes que, frequentemente, vejo as pessoas falarem de sonhos, objetivos e metas, mas, boa parte delas, sem o mínimo de planejamento e organização, seja financeira ou de elencar as estratégias. Hoje, vou além. Quero reforçar que, além de elaborar conquistas, se colocar metas, objetivos, e tudo isso nos motiva, é importante ter referências, a fim de que tenhamos adiante o alvo, onde queremos chegar! Na questão financeira também, ter um orçamento, um teto de gastos para diferentes tipos de despesas, pois isso nos dá o limite, mais uma vez, uma referência de até onde podemos ir.
Como vamos saber se um lugar é longe ou perto, se um prato é grande ou pequeno, se estamos rápidos ou devagar, se podemos melhorar ou não, se um objeto é caro ou barato se não tivermos referências? Percebe a importância delas?
As referências nos dão a possibilidade de a gente direcionar melhor o que queremos buscar. Dessa forma, é importante também que se tenha objetivos. É uma verdadeira engrenagem, e se você parar para pensar, para muitas dessas metas, objetivos e razões, precisamos de dinheiro. Precisando de dinheiro, a gente precisa se planejar. Esse planejamento é para poupar e, assim, correr atrás de investir e realizar o que se deseja, realizar sonhos.
Então, ter referências na vida é importante, nos traz os parâmetros necessários para saber como está nossa caminhada rumo aos nossos objetivos. Tudo isso motiva a gente para fazer acontecer. Por isso, também é tão importante ter um orçamento, seja num caderno, numa agenda ou através de uma planilha, que disponibilizo para você de forma gratuita, num link direto para ela no meu instagram @personalfinanceiro.
No seu orçamento, serão definidos os gastos previstos para um determinado período, o quanto, de acordo com a sua realidade, o seu momento e, claro, o quanto você ganha, você pode gastar com cada tipo de despesa.
Para ter resultado nesse sentido, o planejamento financeiro precisa ser eficaz. Se a gente não tiver esses tetos, essas referências, o céu é o limite.
E se esse estouro acontecer, tem tudo para você estar entre os mais de 60% dos brasileiros que gastam mais do que ganham. Esse dado alarmante é real, mas totalmente possível corrermos dele. Então, organização, planejamento, olhar para o hoje, administrando o presente, e de pronto investindo no futuro, a consciência, disciplina e o planejamento ajudam a fazer acontecer.
Abraço e até a próxima!