É tempo de falarmos de mãe e finanças. O que te vem à cabeça?

Eu vejo, sim, como uma data bastante comercial, que termina alavancando o mês de maio no comércio, nos negócios e que algumas pessoas lembram e chegam junto da mãe só neste domingo
Leandro Trajano
Publicado em 13/05/2023 às 8:48
Tem presente maior do que ter a presença da mãe por longos anos da nossa vida? Foto: Secret Garden/Pexels


O dia das mães está no ar! É “simplesmente” uma data comercial ou para que as mães sejam lembradas? Qual a sua opinião?

Eu vejo, sim, como uma data bastante comercial, que termina alavancando o mês de maio no comércio, nos negócios e que algumas pessoas lembram e chegam junto da mãe só neste domingo.

Uma pena, claro, pois tem presente maior do que ter a presença da mãe por longos anos da nossa vida?
Hum... talvez, para a mãe, a presença mais frequente dos filhos é algo sem preço, e por isso insisto que este, sim, pode ser um belo presente.

Mas, veja bem: não só nesse dia, mas ao longo do ano. A presença é algo de valor inestimável, falo da presença de qualidade, e não só estar ao lado, mas estar mesmo, interagir, ouvir, participar! Reflita bem e se organize da melhor forma.

Mas vamos seguir falando de mãe, e com isso eu gostaria de saber de você… quando o assunto é dinheiro, não tem como, cada pessoa tem a sua maneira de perceber e lidar.

Quando se fala de mãe, o amor é imensurável e, naturalmente, a forma de ver o dinheiro também muda bastante, mas, para você, quem é a sua mãe no mundo das finanças?

Pergunto e de pronto adianto, não importa se ela está viva, se já partiu e deixou a enorme saudade, vale analisar, reconhecer e, certamente, agradecer. Por isso, revisito esta abordagem que é bem interessante.

E para isso, acho importante lembrar que os nossos primeiros mentores financeiros são os nossos pais e responsáveis, pois a partir deles nos espelhamos em relação ao comportamento, escolhas e mais da rotina, do dia a dia financeiro.

Hoje, recebo muitos contatos, procura por filhos que querem ter uma vida, um planejamento diferente do que perceberam nos pais, e tantos outros que procuram o meu serviço para dar como presente para a mãe, o pai ou mesmo para o casal. Posso dizer que é um presentão!!!

Mas, claro, não é daqueles que pode se dar de surpresa, quem está do outro lado tem que querer, pois esse é o ingrediente fundamental para a mudança de vida em relação às finanças, seja para a organização e reestruturação ou para os investimentos.

E então, sua mãe é aquela que não deixa faltar nada, oferece tudo da melhor qualidade, sem olhar preço, nem que para isso se endivide? É daquelas bem pé no chão, que sabe dizer não de forma doce e clara? Ou é daquelas que não diz não, vai atrás, procura, pesquisa algo que melhor se adeque para que possa te oferecer o melhor, porém dentro das condições?

E, claro, não para por aí, tem aquela que gasta tudo o que pode e o que não pode, usa e abusa do cartão de crédito. Tem a mãe que diz que não tem dinheiro e, muitas vezes, na verdade, até tem, mas talvez não soubesse expressar isso da melhor forma, dizendo, por exemplo: “isso não é prioridade, por isso, filho, vamos deixar para um outro momento”.

Esse perfil da sua mãe ajuda a entender a influência e papel que teve na sua formação, no desenvolvimento e na percepção, afinal, o perfil dela certamente te trouxe assimilação e aprendizado, lições de muitas dinâmicas que influenciam o seu comportamento nessa jornada da vida financeira.

Os perfis são muitos e hoje, mais maduro, você deve ter refletido melhor sobre o que escutou em determinados momentos da vida, certamente, repetiu alguns comportamentos e tentou mudar outros, por isso, perceba a sua responsabilidade diante dos seus filhos e netos no que tange o relacionamento com o dinheiro. Não precisa ser algo hereditário, essa relação é completamente mutável, esteja aberto a isso e faça valer.

Grande abraço!

TAGS
dinheiro
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory