SEM AULAS

Governo de Pernambuco mantém suspensão das aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental

Até o momento, as aulas presenciais estão liberadas apenas para os alunos do ensino médio. Donos de escola cogitam realizar um novo protesto para pressionar o governo

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 19/10/2020 às 18:22 | Atualizado em 19/10/2020 às 20:09
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Escolas da educação infantil e do ensino fundamental não podem reabrir ainda. - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

Atualizada às 20h10

O Governo de Pernambuco manteve a suspensão das aulas presenciais no Estado para educação infantil e ensino fundamental. Publicado pela primeira vez em 18 de março, por causa da pandemia de covid-19, o decreto que mantem as escolas fechadas expirou novamente nesta segunda-feira (19), quando foi revisto e estendido até 31 de outubro. 

>> Quais turmas e escolas ainda faltam ter aulas liberadas presencialmente em Pernambuco?

>> Professores da rede estadual vão descumprir decisão judicial e anunciam greve a partir do dia 21

>> Aulas para alunos do 3º ano voltam devagar e com muitas dúvidas no Rio de Janeiro

Essas etapas somam cerca de 1,6 milhão de alunos em Pernambuco, de um total de 2,2 milhões de estudantes da educação básica. Apenas o ensino médio está liberado para ter aulas presenciais. O último grupo de alunos dessa etapa, os do 1º ano, volta para as escolas nesta terça-feira (20). 

A decisão foi informada por meio de nota, no início da noite de hoje. "O Governo de Pernambuco, por meio do Gabinete de Enfrentamento à covid-19, decidiu prorrogar até o dia 31 de outubro a suspensão das aulas presenciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil em todo o Estado", informou o comunicado.

A decisão acompanhou a expectativa de que o comitê entenderia que não é o momento de autorizar a aulas presenciais para a educação infantil e o ensino fundamental.

PROTESTO

Os donos de escolas particulares de Pernambuco cogitam a possibilidade de fazerem um novo protesto para pressionar o governo estadual a liberar as aulas presenciais para a educação infantil e o ensino fundamental. No dia 3 de setembro, eles foram até a frente do Palácio do Campo das Princesas cobrar a liberação de um cronograma de volta às aulas. Naquela data, nenhuma etapa estava liberada. Agora, apenas o ensino médio pode retomar o ensino presencial.

"Quando todos os indicadores da covid-19 evidenciam queda em Pernambuco, o governo divulga uma nota simplesmente informando a manutenção do decreto. Sem justificar a decisão com questões técnicas ou científicas, o que mostra a falta de argumentos. Nenhuma entrevista, nenhuma explicação, apenas uma comunicação. Os sentimentos são de frustração e incredulidade", afirma o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.

Nos últimos meses, o Sinepe travou batalhas judiciais, argumentou com o governo e até foi às ruas pedindo a reabertura das escolas. Em uma das tentativas via Justiça, o sindicato teve um pedido negado pela Justiça do Trabalho, que manteve a suspensão das aulas, no dia 7 de outubro.

No dia seguinte, 8 de outubro, a liminar que proibia o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de Pernambuco foi derrubada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o desembargador Valdir Carvalho.

A permissão, porém, foi apenas para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, que teve as atividades presenciais retomadas. 

 

Comentários

Últimas notícias