FACULDADE

Saiba quais são os cursos superiores de Pernambuco com melhores notas no Enade 2019

Conceito Enade 2019 foi divulgado nessa terça-feira (20) pelo Ministério da Educação

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 21/10/2020 às 13:01 | Atualizado em 21/10/2020 às 13:42
Agência Brasil
O Enade é obrigatório nas graduações para avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos - FOTO: Agência Brasil

Foi divulgado, nessa terça-feira (20), os resultados do conceito Enade 2019, calculado a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), feito por estudantes que estão concluindo os cursos superiores, e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). A avaliação mostra que os cursos das universidades federais tiveram melhores desempenhos que os das instituições privadas, que é onde está matriculada a maior parte dos estudantes avaliados.

Em Pernambuco, dos 18 cursos que atingiram a nota máxima de 5 pontos no conceito Enade 2019, 16 são de instituições públicas —  federais ou estaduais — e dois de instituições privadas. Do total, dez cursos são da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), três da Universidade Federal do Vale do São Francisco, dois da Universidade de Pernambuco (UPE), um do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), um da UniFavip Wyden e outro da Faculdade Uninassau. (Confira a tabela abaixo).

O Enade 2019 avaliou os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. Entraram na avaliação, por exemplo, os cursos de medicina e enfermagem. A cada ano, um conjunto diferente de cursos é avaliado.

Os resultados recém-divulgados ainda não mostram o impacto da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na educação. O exame, que seria aplicado este ano, de acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, foi adiado para 2021. "Somente após esses resultados será possível medir os níveis de abandono e de aprendizagem no ensino superior em 2020", disse.

Confira o resultado de cada instituição superior de Pernambuco nos cursos avaliados

Medicina Veterinária

Odontologia

Medicina

 

Agronomia

Farmácia

Arquitetura e Urbanismo

Enfermagem

Fonoaudiologia

Nutrição

Fisioterapia

 

Zootecnia

Biomedicina

 

Tecnologia em Radiologia

Tecnologia em Gestão Ambiental

Tecnologia em Estética e Cosmética

Educação Física

Engenharia da Computação

Made with Flourish
 

Engenharia Civil

Made with Flourish

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

 

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Alimentos

Engenharia de Produção

Engenharia Química

Engenharia Ambiental

Engenharia Florestal

 

Tecnologia em Segurança no Trabalho

Comentários

Últimas notícias