COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Escolas estaduais de Pernambuco também vão fechar no Carnaval

Pleito foi feito pelo Sintepe, o sindicato docente. Secretário de Educação concordou em suspender as aulas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 11/02/2021 às 13:36 | Atualizado em 11/02/2021 às 15:03
Notícia
X

Como na rede privada de ensino, as escolas estaduais de Pernambuco também não vão abrir durante o Carnaval deste ano. O pedido feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), no início desta semana, ao secretário estadual de Educação, Marcelo Barros.

Na manhã desta quinta-feira (11), ele informou à entidade que atenderá o pleito e determinará que não haja aulas nem presenciais nem remotas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro nos colégios estaduais. Mas o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, suspendeu o ponto facultativo para os servidores estaduais durante o Reinado de Momo devido à pandemia de covid-19.

"Há uma movimentação grande de alunos que pegam ônibus, assim como de professores. Solicitamos que as aulas presenciais e remotas fossem suspensas durante o Carnaval. O secretário disse que falou com a Undime e a Amupe e concordou em fechar as escolas estaduais nesses dias", explica a vice-presidente do Sintepe, Ivete Caetano. 

A Undime é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, ou seja, reúne os secretários de Educação das prefeituras. A Amupe é a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), entidade que agrega os prefeitos.

"Orientamos a categoria para ficar em casa nesses dias, respeitar o isolamento social. Temos que contribuir para não aumentar ainda mais os índices da pandemia", comenta Ivete.

Segundo ela, há cerca de 37 mil trabalhadores em educação ativos na rede estadual de ensino, dos quais 27 mil são docentes. As escolas têm cerca de 575 mil alunos. O ano letivo começou, no formato híbrido, no dia 4 de fevereiro.

FUNCIONAMENTO

A Secretaria Estadual de Educação informa que apesar de as escolas não funcionarem no Carnaval, o setor administrativo da secretaria, assim como as Gerências Regionais de Educação (GREs) terão funcionamento normal entre 15 e 17 de fevereiro.

"Nesse período, as escolas seguirão o calendário escolar que estabelece o período de Carnaval como dias não-letivos", ressalta a secretaria, por meio de nota.

O órgão diz ainda que esse calendário foi definido e publicado em portaria em dezembro do ano passado. E que a construção dele passou por discussão com Conselho Estadual de Educação, Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Municipais de Pernambuco), Sintepe, Undime e Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).

A secretaria informa também que os alunos poderão usar a plataforma Educa PE e o Conecta Aí, programa do governo estadual que fornece pacote de dados para acesso à internet. E destaca que as escolas "vêm reforçando junto aos estudantes a importância das medidas de biossegurança necessárias ao enfrentamento da covid-19, que devem ser mantidas também durante esses dias que não terão aulas".

REDE PRIVADA

Na rede particular, o sindicato que reúne os donos de escolas privadas (Sinepe) comunicou, na última sexta-feira (05), que não haverá aulas no Carnaval. Inicialmente eles queriam abrir as unidades, com o argumento de que não será feriado no Estado.

Mas os docentes alegaram que existe a convenção coletiva de trabalho, assinada em julho de 2020, que prevê recesso nesses dias. Também que a categoria precisa dessa pausa por conta da carga de trabalho excessiva provocada pelas aulas remotas e presenciais.

O Sinepe argumentou que esse item da convenção não valeria esse ano por ser uma situação atípica devido à pandemia, mas em assembleia a maioria dos donos de escola preferiu acatar o pedido dos docentes. São aproximadamente 400 mil alunos em 2.400 colégios privados no Estado, com 20 mil professores.

ESCOLAS MUNICIPAIS

As escolas municipais de Recife estarão fechadas porque alunos e professores estão de férias neste mês de fevereiro. O ano letivo começará em 4 de março.

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, o período de Momo também será de férias. Lá o ano escolar começará em 9 de março. Jaboatão deu dois meses de férias, janeiro e fevereiro, na rede municipal.

Em Olinda o ano letivo teve início no dia 3 de fevereiro. Mas apenas com atividades para os professores e equipes pedagógicas. Estudantes terão aulas a partir de 18 de fevereiro, portanto, após o Carnaval. Nos dias de folia não haverá programação para os docentes.

ANO LETIVO

Escolas das redes municipais de Pernambuco poderão voltar a ter aulas presenciais a partir de março, de forma escalonada, segundo o governo estadual. Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental serão os primeiros a voltar, em 1º de março.

Em seguida, no dia 8 de março, poderão retomar as atividades nas escolas os estudantes do 1º ao 5º ano do fundamental. Por fim, a liberação para aulas da educação infantil será em 15 de março. O mesmo cronograma vale para as escolas estaduais e federais.

Os colégios municipais de Pernambuco concentram cerca de 1,1 milhão de alunos da educação infantil e ensino fundamental.

Tags

Autor