COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Recife já tem 86% dos trabalhadores da educação básica vacinados contra covid-19

Esse percentual refere-se aos trabalhadores da educação com idades entre 40 e 59 anos. Vacinação para esse público começou no final de abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 21/05/2021 às 16:15 | Atualizado em 21/05/2021 às 16:46
Notícia
X

Recife já tem 86% dos trabalhadores da educação básica com idades entre 40 e 59 anos imunizados com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Esse índice representa um universo de 13.814 profissionais que atuam em escolas públicas e privadas da capital pernambucana e que foram vacinados até a última quinta-feira (20). É o que mostra o vacinômetro, painel virtual mantido pela prefeitura e atualizado diariamente.

Pela estimativa da Secretaria Municipal de Educação, o universo total de pessoas dessa faixa etária e que são trabalhadores da educação básica na cidade é de aproximadamente 16 mil cidadãos. Significa, portanto, que falta pouco para chegar aos 100%. A vacinação para trabalhadores da educação no Recife começou há três semanas, em 29 de abril.

Professores, merendeiras, porteiros, auxiliares de serviços gerais e qualquer outro profissional que trabalhe nas escolas de educação básica do Recife e que tenham 40 anos ou mais de idade podem agendar a data para tomar a vacina contra a covid-19. Vale para profissionais efetivos ou terceirizados.

O total de docentes e funcionários das escolas municipais, estaduais, federais e particulares do Recife é de aproximadamente 27 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Educação, sem considerar a idade. Quem atua na educação básica e tem 60 anos ou mais pode se vacinar no grupo de idosos.

Os profissionais de educação estão recebendo a vacina AstraZeneca. São duas doses, com intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

SEM DATA

A rede municipal de ensino de Recife permanece apenas com aulas remotas, apesar de o governo estadual ter autorizado a reabertura das escolas desde 26 de abril.

Segundo o secretário municipal de Educação, Fred Amancio, ainda não há uma decisão final sobre as datas de retorno do ensino presencial.

"Já foram tomadas providências para retomada, com vistas ao cumprimento dos protocolos pelas escolas, mas ainda aguardamos decisão final de nosso comitê", explicou Fred Amancio.

Em Jaboatão dos Guararapes, as escolas municipais voltarão a funcionar a partir de agosto. Em Olinda, somente quando os trabalhadores da educação estiverem vacinados.

 

Tags

Autor