COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Ex-BBB Gil do Vigor participa de live com reitor da UFPE para falar sobre corte de verbas em universidades federais

Gilberto Nogueira fez graduação, mestrado e doutorado na UFPE. Ingressou como cotista pois foi aluno de escola pública

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 30/06/2021 às 15:57
Notícia
JOAO COTTA/TV GLOBO
O economista e ex-BBB, Gilberto Rodrigues, o Gil do Vigor, fez graduação, mestrado e doutorado na UFPE - FOTO: JOAO COTTA/TV GLOBO
Leitura:

O ex-BBB pernambucano Gilberto Nogueira, 29 anos, o Gil do Vigor, vai conversar nesta quinta-feira (1º) com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes. Um dos assuntos do bate papo, será a trajetória dele na instituição. Gil fez graduação, mestrado e doutorado na UFPE. Ingressou como aluno cotista, já que foi estudante de escola pública. Em meio aos cortes de verbas do governo federal para as universidades federais, a história do ex-BBB será importante também para reforçar o investimento no ensino superior público.

A conversa será às 15h pelo Instagram da Assessoria de Comunicação da UFPE (@ascomufpe). "Tivemos interesse em conversar com Gil por sua relação e história com a UFPE: foi nosso aluno na graduação, mestrado e doutorado. E também pela defesa que fez da educação, da pesquisa e da universidade pública, citando muitas vezes a UFPE, ao longo de sua participação em programa de grande audiência nacional", explica Alfredo Gomes.

"Ele conseguiu levantar a discussão de temas importantes como a desigualdade social e as adversidades enfrentadas pelas camadas populares em busca de transformação de suas vidas e de suas famílias, em meio a um programa de entretenimento. Sua representatividade alcança um público mais amplo, que consideramos fundamental para reiterar o papel das universidades públicas, da ciência e da educação na nossa realidade e para projeto de País mais forte", destaca o reitor.

TRAJETÓRIA

Gilberto nasceu em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Fez o ensino médio na Escola Estadual Luiz Delgado, no Recife, de 2008 a 2010. Na UFPE cursou primeiro a graduação em ciências econômicas, concluindo em 2016. Depois fez mestrado em economia, também na UFPE, em 2019, e recebeu bolsa da Capes. Sua pesquisa foi sobre “Mercado de drogas e violência: efeitos da intervenção governamental sobre a violência gerada pelos mercados de drogas”.

Em 2019, Gil iniciou o doutorado em economia, desta vez como bolsista da Facepe. Durante o BBB, ele foi aceito em dois programas de PhD nos Estados Unidos: na Universidade do Texas e na Universidade da Califórnia em Davis (com bolsa), tendo optado por esta última. Em uma conversa no BBB, Gil comentou que sua tese deve abordar as legislações para a população LGBT e a omissão dos estados no combate ao crime contra esse público. (Com informações da Ascom da UFPE)

 

Comentários

Últimas notícias