UNIVERSIDADE

Abertas as inscrições para o Prouni Recife; tire suas dúvidas sobre o programa

Estão disponíveis 107 vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para 42 cursos de graduação. Inscrições vão até esta sexta-feira (30)

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Luisa Farias

Publicado em 26/07/2021 às 10:48
Notícia
X

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) Recife, que podem ser feitas até a sexta (30) através do site www.prouni.recife.pe.gov.br usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. O edital completo pode ser conferido clicando neste link.

Estão disponíveis 107 vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para 42 cursos de graduação, como Direito, Medicina, Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Jornalismo, Nutrição e Turismo.

As exigências para os estudante são ter uma renda bruta familiar per capita de até dois salários mínimos, morar no Recife há pelo menos três anos antes da inscrição, ter estudado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista em escola privada e não possuir diploma de ensino superior.

Os professores da rede pública de ensino também têm direito a se inscrever aos cursos de licenciatura em pedagogia e magistério de educação básica.

"Nosso objetivo é dar a oportunidade aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica de se qualificarem e estarem aptos para encarar o mercado de trabalho na mesma condição que outros jovens de nível aquisitivo maior”, afirma a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adriana Rocha. “Dessa maneira, damos mais um passo na reparação da desigualdade social e abrimos novos horizontes para essas pessoas”, completa Adriana.

A lista dos estudantes pré-selecionados será divulgada no próximo dia 4 de agosto. No caso de não preenchimento das vagas disponibilizadas, deve haver uma nova rodada de convocações em até 72 horas. Se eventualmente não forem fechadas turmas para algum curso, o estudante bolsista poderá ser remanejado para outro curso. 

Tira-dúvidas

Informações da Prefeitura do Recife

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROUNI RECIFE?

Podem participar do PROUNI RECIFE os estudantes que atendam as condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;
  • ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM do ano anterior ao edital, com média mínima de 450 pontos e ter obtido nota superior a zero na prova de redação. Quanto maior a nota, maiores as chances de obter a bolsa;
  • comprovar renda bruta familiar, per capita, de até 02(dois) salários mínimos;
  • comprovar residência no Município do Recife por, no mínimo, 03(três) anos, contados da data de inscrição no programa;
  • não possuir diploma de nível superior.

ONDE FAÇO A MINHA INSCRIÇÃO?

As inscrições para o processo seletivo do PROUNI RECIFE serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pelo nosso site, com o preenchimento de todos os dados solicitados pelo formulário eletrônico.

SOU PROFESSOR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL, POSSO ME INSCREVER?

Sim, o Prouni Recife poderá ser estendido aos professores da rede pública de ensino do Município do Recife, desde que esteja no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. As bolsas são para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente do cumprimento dos critérios estabelecidos aos estudantes.

COMO CALCULO MINHA RENDA BRUTA FAMILIAR PER CAPITA?

Entende-se como renda bruta familiar per capita, o resultado da soma da renda mensal de todos os componentes do grupo familiar, dividido pelo número de componentes que seriam, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residentes na mesma moradia, relacionadas a ele pelo seguinte parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), irmã(o) ou avô(ó).

QUAIS OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE?

Estudantes: no caso de notas idênticas, será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

  • I - maior nota na redação;
  • II - maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • III - maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • IV - maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • V - maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Professor: primeiramente, a preferência pelo critério de maior idade e, em segundo lugar, o de maior tempo de serviço público em atividade na rede pública de educação básica do Município do Recife.

JÁ SOU BOLSISTA DO PROGRAMA. POSSO REPROVAR EM QUANTAS DISCIPLINAS SEM PERDER A BOLSA DO PROUNI RECIFE?

O bolsista precisa ser APROVADO (rendimento satisfatório) em no mínimo 75% das disciplinas no semestre. Exemplo: Se você cursa 3 disciplinas, não pode reprovar em nenhuma. Se você cursa de 4 a 7 disciplinas, só pode reprovar em 1. Se você cursa de 8 a 10 disciplinas, só pode reprovar em 2.

JÁ SOU BOLSISTA DO PROGRAMA. POSSO MUDAR DE CURSO?

O bolsista poderá transferir para cursos de áreas afins, apenas quando a instituição de destino possuir vaga disponível para o PROUNI RECIFE, para o curso e turno desejado, e que não esteja no período de Processo Seletivo do programa.

JÁ SOU BOLSISTA DO PROGRAMA. POSSO MUDAR DE TURNO?

Sim! Caso o curso tenha disponibilidade de alteração de turno. Verificar diretamente com a Faculdade que estuda.

JÁ SOU BOLSISTA DO PROGRAMA. POSSO MUDAR DE FACULDADE PARA O MESMO CURSO?

Sim! Consultar disponibilidade do curso em outra faculdade antes de solicitar a transferência,e que não esteja no período do Processo Seletivo do programa.

Tags

Autor