COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Alunas das escolas estaduais de Pernambuco também vão receber absorventes

Programa foi lançado nesta quinta-feira pelo governo estadual. Prefeituras de Olinda e Recife já adotaram iniciativa semelhante

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 07/10/2021 às 18:39
KAROLINA GRABOWSKA/PEXELS
O número de dias de sangramento, no entanto, não foi afetado, concluiu a pesquisa - FOTO: KAROLINA GRABOWSKA/PEXELS
Leitura:

Enquanto o presidente da República Jair Bolsonaro veta a distribuição de absorventes femininos para estudantes de baixa renda de escolas públicas, o governo de Pernambuco anuncia o início da entrega do item de higiene pessoal para alunas da rede estadual. A partir de novembro, cerca de 200 mil  adolescentes e jovens vão ganhar absorventes. A ação faz parte do Programa de Educação em Saúde Menstrual, lançado nesta quinta-feira (7) pelo governo de Pernambuco. No Estado, cidades como Olinda e Recife já implementaram essa iniciativa para as estudantes das escolas municipais.

Além de entrega do absorvente - um pacote por mês - o programa estadual prevê a formação e orientação sobre as questões sociais, biológicas e emocionais que afetam a vida da mulher durante o período menstrual. A Secretaria Estadual de Educação, em parceria com as Secretarias de Saúde e da Mulher vão promover rodas de diálogos e palestras virtuais e presenciais com as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE), voltadas para os docentes e discentes de todo o Estado.

Também serão promovidos eventos online e presenciais com a participação dos diferentes segmentos envolvidos, para discutir o cuidado da saúde menstrual e o uso adequado dos absorventes, entre outras questões. "Nossa preocupação não é apenas com a distribuição dos absorventes. Queremos trabalhar também o ambiente escolar para cuidar da saúde das estudantes e ampliar o debate acerca do tema", destaca o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros.

NE10
NE10 - FOTO:NE10

Comentários

Últimas notícias