COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Se você quer entrar na faculdade pública no Brasil, se inscreva no Enem 2022

Qualquer pessoa pode fazer o Enem na versão impressa. Não há restrição de idade ou escolaridade. Provas serão em novembro e inscrições vão até 21 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 10/05/2022 às 12:51 | Atualizado em 10/05/2022 às 23:30
Notícia
X

Para quem planeja fazer um curso superior em universidade pública do País, é imprescindível participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São poucas as instituições públicas do Brasil que ainda mantem vestibulares próprios.

A maioria participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo de seleção coordenado pelo MEC, para preencher vagas nas graduações e que usa o resultado do Enem.

As inscrições para o Enem começaram nesta terça-feira (10) e vão até dia 21 de maio. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até 27 de maio. As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. Qualquer pessoa pode fazer o Enem.

Para ter ideia do tamanho do Sisu, na última edição, realizada em janeiro passado, foram ofertadas 221.790 vagas em 125 universidades.

Em Pernambuco, todas as quatro universidades federais disponibilizam 100% das suas vagas no Sisu: UFPE, UFRPE, Univasf e UFAPE.

A Universidade de Pernambuco (UPE), única estadual, coloca metade das vagas no Sisu (1.740) e metade no vestibular seriado, o Sistema Seriado de Avaliação.

Os dois institutos federais do Estado, IFPE e IF do Sertão Pernambucano, também têm as vagas de cursos superiores ocupadas pelos candidatos que se inscrevem no Sisu. No início deste ano, o sistema teve 15.156 vagas em Pernambuco, juntando as sete instituições de ensino superior.

OUTRAS FORMAS DE USAR O ENEM

O Enem serve também para concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). É com a nota do Enem também que o vestibuilando pode pleitear financiamento de mensalidades pelo governo federal, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem é usado ainda em vestibulares de faculdades particulares e em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

CRONOGRAMA

10 a 21 de maio - Inscrição
Até 27 de maio - Pagamento da taxa de inscrição

PROVAS

13 de novembro - Provas de linguagens, redação e ciências humanas, com 5h30 de duração
20 de novembro - Testes de ciências da natureza e de matemática, com 5h de duração

QUEM PODE PARTICIPAR

Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não está cursando ainda essa etapa da educação básica

Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

COMO SE INSCREVER

Basta acessar a página do participante. No momento da inscrição, o participante deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital).

Importante!

* É preciso ter o login único dos portais gov.br para se inscrever no Enem. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br

 

Tags

Autor