COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022: Candidatos relatam dificuldades para realizar inscrição

Na página do participante do Enem, onde deve ser realizada a inscrição, candidatos dizem que não conseguem avançar logo no início do processo. Inscrição vai até 21 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 10/05/2022 às 10:40 | Atualizado em 10/05/2022 às 23:31
Notícia
X

Começaram na manhã desta terça-feira (10) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Candidatos estão relatando dificuldade em realizar a inscrição na página do participante. Afirmam que logo no início do processo, aparece um desafio. Mas quando clicam na figura para prosseguir, o site trava e dá erro.

Interessados em participar do Enem devem se cadastrar até 21 de maio. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até 27 de maio. Uma das novidades deste ano é a possibilidade de pagar com pix ou cartão de crédito. O tradicional boleto bancário também é disponibilizado.

No momento da inscrição, o participante deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital). Vale lembrar que é preciso ter o login único dos portais gov.br para se inscrever no Enem. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br.

O vestibulando que conseguiu isenção do pagamento da taxa deve realizar a inscrição. A obtenção da gratuidade não significa que a participação no Enem é automática.

ENEM IMPRESSO X DIGITAL

Os dois formatos do Enem - impresso e digital - acontecerão nas mesmas datas e horários. A diferença é que no digital as provas são feitas em computadores instalados em locais indicados pelo Inep.

Em Pernambuco, o Enem impresso vai ser aplicado em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Já o Enem digital acontecerá apenas no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Para o digital há limite de vagas, 3 mil no total em Pernambuco.

Portanto, os interessados no modelo do Enem digital devem se apressar e efetuar logo a inscrição. Mas estudantes que não estão no mínimo no 3º ano do ensino médio, chamados de treineiros, não podem fazer o Enem digital.

 

Tags

Autor