COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022 tem 1 milhão de inscritos no primeiro dia

Candidatos podem se inscrever até 21 de maio. A taxa de R$ 85 deve ser paga até 27 de maio

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 11/05/2022 às 14:26 | Atualizado em 11/05/2022 às 14:40
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Estudantes farão o Enem em novembro - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

Mais de um milhão de candidatos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no primeiro dia de inscrição, a última terça-feira (10).  O anúncio foi feito no Twitter pelo ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, no início da manhã desta quarta-feira (11). As provas da avaliação serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

"O primeiro dia de inscrições do Enem 2022 encerrou com a importante marca de 1 milhão de inscritos", escreveu o ministro, para em seguida convocar os estudantes a participarem. A inscrição vai até 21 de maio.

A taxa, no valor de R$ 85, pode ser paga até 27 de maio. O pagamento pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

No Enem do ano passado houve 3.109.800 inscritos, menor número desde 2005. O exame existe desde 1998, mas somente em 2009 passou a valer como critério de acesso ao ensino superior, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De Pernambuco, participam do Sisu todas as universidades públicas: UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf e UPE.

ISENTOS

Participantes que conseguiram a isenção também devem se inscrever mas não pagarão a taxa. A conquista da isenção não assegura a inscrição automaticamente.  

Para se inscrever, basta acessar a página do participante, informar CPF e data de nascimento. O vestibulando deve informar se vai querer fazer o Enem impresso ou o modelo digital. As provas são iguais e realizadas nas mesmas datas e horário. A diferença é que no digital o estudante responde direto no computador.

Últimas notícias