Univasf vai avaliar se mantem bônus regional para o Sisu 2023

Univasf criou o bônus regional este ano. Alunos que cursaram todo o ensino médio em cidades onde a universidade tem câmpus recebem 10% a mais na nota do Enem ao se inscreverem no Sisu
Margarida Azevedo
Publicado em 11/10/2022 às 11:57
Univasf tem câmpus em três Estados nordestinos: Pernambuco, Bahia e Piauí. Bônus foi adotado neste ano de 2022 Foto: DIVULGAÇÃO


A concessão do bônus regional na nota do Enem para candidatos que concorrem às vagas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), vai ser revista pela instituição de ensino.

No Sisu deste ano, o Conselho Universitário (Conuni) da Univasf aprovou a adoção do bônus regional de 10% na nota do Enem para todos os cursos da universidade. A bonificação vale para os vestibulandos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas das regiões geográficas intermediárias nas quais a Univasf possui câmpus.

A Univasf oferece 29 cursos de graduação em sete unidades acadêmicas, localizadas em três Estados: nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI).

MONITORAMENTO

"A decisão do Conselho Universitário que aprovou o bônus regional previu que a ação fosse monitorada e avaliada anualmente para verificar a efetividade dela. Por conta disso, vamos avaliar o impacto do bônus, nesse primeiro ano, na Univasf", explica o pró-reitor de ensino da Univasf, Adelson Oliveira.

"Será feita uma análise para observar se o bônus foi bom ou não para a universidade. E decidir se será mantido os 10% ou necessitará de ajustes", informa Adelson. 

A reunião que fará essa análise está marcada para o próximo dia 21 de outubro, segundo o pró-reitor.

UFPE REDUZ BÔNUS

Pela segunda vez, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu diminuir o bônus concedido na nota do Enem aos estudantes de Pernambuco que tentam vaga em medicina, no câmpus Recife, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em vez de 7%, a partir de agora o acréscimo será de 5%.

A mudança foi aprovada no final de setembro. O Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro e essa é uma informação bem importante para os vestibulandos, sobretudo no curso de medicina, um dos mais concorridos na UFPE e em outras universidades.

No Recife, o bônus é concedido ao candidato de medicina que cursou e concluiu todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais (pública ou privada) de Pernambuco. Foi instituído em 2020, mas começou a valer para a edição do Sisu de 2021.

NA UFRPE, UPE E UFAPE

Outras três universidades públicas de Pernambuco que também concedem aumento na média do Enem para concorrentes do Sisu não terão alterações para a seleção de 2023: UFRPE, UPE e UFAPE.

Na UFRPE há acréscimo de 10% no Enem para o estudante que fez ensino médio no Agreste ou no Sertão e deseja ingressar nos câmpus de Belo Jardim ou Serra Talhada. O bônus é dado independente de o candidato ter estudado em escola pública ou privada.

Na UFAPE, a bonificação vale também 10% para o vestibulando que cursou médio no Agreste (escola pública ou privada). A UFAPE fica em Garanhuns.

A única instituição estadual, a Universidade de Pernambuco (UPE) oferece bônus de 10% no Enem apenas para os cursos de medicina, direito e odontologia. Para as graduações ministradas no Recife, pode ser requerido por qualquer jovem que estudou e mora na capital, na Região Metropolitana ou na Zona da Mata.

Em Garanhuns, onde a UPE tem curso de medicina, o bônus é concedido a quem estudou e reside no Agreste do Estado.

Para medicina de Serra Talhada e os cursos de odontologia e direito ofertados em Arcoverde, a UPE destina a bonificação aos jovens que fizeram o ensino médio no Sertão pernambucano e que vivem nessa região do Estado.

TAGS
Univasf bônus Educação
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory