Nos próximos dias 13 e 20 de novembro será realizada a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e em cada dia tem suas provas específicas: no dia 13 serão aplicadas as provas de linguagens e de ciências humanas, como também a redação.
Já no segundo dia, as provas que serão aplicadas são as seguintes: matemática e ciências da natureza.
A IMPORTÂNCIA DA REDAÇÃO
Todas as provas do Enem tem seu valor, mas a redação é sempre um ponto que chama a atenção dos candidatos, muito por conta de muitas universidades darem um peso maior para a redação na hora do processo seletivo para seus cursos.
Com isso, a redação se torna muito temida. Mas você sabe como a redação do Enem é corrigida? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou a Cartilha do Participante do Enem 2022, com o título "A Redação do Enem 2022", com várias informações importantes sobre a redação do Enem 2022.
Confira abaixo algumas informações importantes sobre a correção da redação do Enem.
COMO A REDAÇÃO DO ENEM É CORRIGIDA?
O texto da redação do Enem é avaliado por, pelo menos, dois professores graduados em Letras em Linguística. A avaliação é feita de forma independente, sem que um professor saiba a nota que o outro deu.
Os professores avaliarão os textos de acordo com alguns critérios, que são as famosas "competências".
QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM?
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
COMO É ATRIBUÍDA A NOTA DA REDAÇÃO DO ENEM?
Cada competência tem uma nota que pode ir de 0 a 200. No fim da avaliação, as notas de cada competência são somadas e o resultado é a nota daquele texto.
As notas de cada um dos avaliadores é somada e é feita uma média aritmética para definir a nota final.
Existe a possibilidade de haver discrepância entre as notas. Isso ocorre quando as notas finais dos dois avaliadores diferem em mais de 100 pontos no total ou tiverem uma diferença superior a 80 pontos EM QUALQUER UMA das competências.
Quando isso acontece, o texto passa pela avaliação de um terceiro professor e a nota final é definida através da média aritmética da soma das duas notas totais que mais se aproximarem.