Na contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - faltam somente três semanas para o início do exame - muitos candidatos estão focados em revisar os assuntos que mais caíram nos últimos anos. Cada estudante escreve uma redação e responde 180 questões objetivas divididas em quatro provas.
Para ajudar os feras nesta reta final, professores do Colégio Saber Viver, que passará a ofertar ensino médio em 2023, listaram cinco assuntos que não podem ficar de fora das revisões.
O Enem deste ano tem 3,3 milhões de inscritos, dos quais 186.837 farão o exame em Pernambuco. No Estado, está prevista a aplicação das provas em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha.
No primeiro dia, 13 de novembro, os testes objetivos serão de linguagens e ciências humanas, com 45 quesitos em cada, além da redação. No domingo seguinte, 20 de novembro, as perguntas serão de matemática e ciências da natureza, igualmente com 45 questões em cada avaliação.
A prova de ciências humanas reúne quatro disciplinas: história, geografia, filosofia e sociologia. Em linguagens, os participantes terão que saber conteúdos de português, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
A única matéria que aparece sozinha no Enem é matemática. Na prova de ciências da natureza, os assuntos abordados são de química, física e biologia.
Neste domingo, a sugestão de revisão é para as provas de ciências humanas e linguagens. Na próxima quarta-feira (26) outra reportagem trará a lista de conteúdos para revisar em matemática e ciências da natureza.
Professor de história do Saber Viver, Everaldo Chaves recomenda incluir Revolução Industrial e características da democracia grega em história geral. Na parte de Brasil, sugere rever escravidão no Brasil, Segundo Reinado e República Velha.
"Com relação à Revolução Industrial em provas do Enem, é importante que o candidato leia atentamente o texto apresentado e o relacione ao processo capitalista de produção. Vale a pena destacar que as questões também abordam a noção de trabalho insalubre e a formação da classe operária que era submetida a jornadas de trabalho de 14 a 16 horas, incluindo o uso de crianças como mão-de-obra sem existir nenhuma regulação ou fiscalização por parte das autoridades, o que explica a eclosão dos movimentos operários do século XIX", destaca Everaldo.
Sobre a escravidão no Brasil, o professor diz que o candidato "precisa conhecer o conceito de trocas culturais e perceber de qual maneira muitos de nossos hábitos e costumes são oriundos das culturas africana e indígena", pontua Everaldo.
"A prova também exige que o estudante compreenda a noção de trabalho degradante a que os indígenas e africanos foram submetidos e como resistiram a essa realidade", complementa. Everaldo diz ainda que o vestibulando deve entender qual a relação entre a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista que culminou com a assinatura das leis abolicionistas, em especial a Lei Áurea.
Em geografia, a professora Amália Rodrigues afirma que destacam-se temáticas sobre as alterações no espaço natural decorrentes da modernização agrícola e questões socioambientais.
"Chegou o tempo de rever, de forma mais qualitativa, as questões do modelo Enem, sendo fundamental realizar uma leitura atenta do texto, inclusive da referência bibliográfica e destacar o comando da questão, para entender as alternativas propostas", orienta Amália.
Os dois professores não apostam tanto que a guerra entre Rússia e Ucrânia seja tema de perguntas na prova de ciências humanas. "Acho bem improvável. Esse conteúdo não existe em livros didáticos, logo não existe referência bibliográfica para o aluno", comenta Everaldo.
"Os programas de vestibulares e do Enem não são pautados em matérias jornalísticas e sim em fontes bibliográficas. O aluno e o professor precisam dessa referência para que exista um norte de como o Inep e a banca redatora da prova avaliam o assunto. Em ciências humanas são passíveis de várias interpretações, logo esse norte dado pela bibliografia é fundamental para a assertividade da avaliação", destaca o professor.
"Será uma boa surpresa temática de geopolítica de atualidades se cair a guerra entre Rússia e Ucrânia. Mas o banco de dados do Inep não costuma trazer tópicos muito atuais, o que é lamentável. Diferente das provas do seriado da UPE, por exemplo", observa a professora Amália.
Em atualidades, o professor Everaldo sugere que o estudante se debruce sobre a descolonização afro-asiática e conflitos no Oriente Médio, além de temáticas referentes à globalização, racismo estrutural e pautas sociais.
Na parte de filosofia, o professor Ricardo Gomes orienta os feras a revisarem ética e justiça; racionalismo e empirismo (Locke, Hume, Descartes); democracia e cidadania. "Em filosofia antiga vale ver a filosofia cosmológica ou pré-socrática. Na parte contemporânea revise Nietzsche, Schopenhauer e Foucault, por exemplo", diz Ricardo.
Em sociologia, Ricardo afirma que "é recorrente a abordagem dos impactos da tecnologia no mundo do trabalho. O estudante deve ficar atento a isso", comenta. Na lista de assuntos importantes ele inclui cultura e indústria cultural, ideologia e movimentos sociais.
Entre os assuntos de português, a professora Fernanda Nascimento, também do Saber Viver, afirma que os candidatos que quiserem ter um bom desempenho no Enem, na prova de linguagens, devem focar em leitura e interpretação de textos, variação linguística, sentido dos operadores argumentativos, características dos diversos gêneros textuais e linguagem verbal e não verbal. "Já em literatura é bom revisar figuras e funções da linguagem, escolas literárias e gêneros literários", explica Fernanda.
"A prova de inglês do Enem é basicamente composta por questões de interpretação de textos expositivos com o uso do inglês coloquial, na maioria das vezes. Em alguns casos músicas, tirinhas e cartuns são gêneros em que apresentam variações linguísticas como gírias, linguagem poética e comicidade", destaca o professor Israel Maciel.
"O que vai ajudar nesse processo de compreensão e interpretação é ter conhecimento global de conceitos e temas variados do passado e do presente, além de um repertório versátil e amplo do vocabulário, da gramática e de expressões idiomáticas", complementa Israel, que recomenda ateção a tempos verbais (simple, perfect and continuous tenses), falsos cognatos e voz passiva.
"A gramática no geral não é o grande vilão das provas do Enem, mas vez ou outra é possível que ela seja citada em uma das perguntas sendo extraída do texto. Normalmente nesses casos, estão sublinhadas entre os parágrafos. Isso é um sinal que provavelmente elas aparecerão nas perguntas abaixo. Não é uma má ideia revisitar os tempos verbais assim como suas variáveis como por exemplo os: simple, perfect and continuous tenses antes do dia da prova", diz Israel.
"Cuidado com os falsos cognatos, aquelas palavras que parecem ser uma coisa, mas são outra totalmente diferente. É muito comum encontrarmos cognatos (palavras semelhantes na escrita e no sentido em ambas as línguas). Então o segredo é saber identificar os falsos para não correr o risco de fazer uma interpretação errada daquilo que se lê", pontua a professor, que sugere ao vestibulando fazer uma pesquisa rápida sobre o tema na internet para conseguir uma lista com os principais falsos cognatos.
História
1. A Revolução industrial e suas consequências
2. A escravidão no Brasil e seus desdobramentos
3. Características da democracia grega
4. Segundo Reinado
5. República Velha
Geografia
1. Geografia Agrária
2. Globalização
3. Questões ambientais
4. Urbanização
5. Geofísica brasileira
Filosofia
1. Ética e Justiça
2. Filosofia antiga (Filosofia Cosmológica ou Pré-socrática)
3. Filosofia contemporânea (Nietzsche, Schopenhauer e Foucault, por exemplo)
4. Racionalismo e Empirismo (Locke, Hume, Descartes)
5. Democracia e Cidadania
Sociologia
1. Mundo do trabalho
2. Cultura e indústria cultural
3. Ideologia
4. Meios de comunicação de massa, tecnologia e cultura de massa
5. Movimentos sociais
Português
1. Leitura e interpretação de textos
2. Variação Linguística
3. Sentido dos operadores argumentativos
4. Características dos diversos gêneros textuais
5. Linguagem verbal e não verbal
Literatura
1. Intertextualidade
2. Figuras de Linguagem
3. Funções da Linguagem
4. Escolas Literárias
5. Gêneros Literários
Inglês
1. Interpretação de textos
2. Tempos verbais: simple, perfect and continuous tenses
3. Falsos cognatos
4. Voz passiva
5. Linking Words (Connectors)