Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
Ministério da Educação

MINISTROS DE LULA: é mentira que Jean Wyllys será ministro da Educação. Saiba quem pode assumir

Boato circulou nas redes sociais durante as campanhas eleitorais, mas foi prontamente desmentida

Cadastrado por

Caio Ferreira

Publicado em 03/11/2022 às 16:56 | Atualizado em 03/11/2022 às 18:01
Jean Wyllys, ex-deputado federal - Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Com Estadão Conteúdo

Uma das notícias falsas que circularam nas redes sociais durante as eleições 2022 dizia que o ex-deputado federal Jean Wyllys seria nomeado ministro da Educação no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A 'fake news' foi desmentida pela campanha de Lula e também por Wyllys.

O ex-parlamentar disse que não foi convidado e que não pretende assumir o Ministério da Educação.

Equipes de Lula e Bolsonaro iniciam transição de governo

Quem vai ser o ministro da Educação de Lula?

O nome do ex-ministro Fernando Haddad foi muito citado pelos eleitores de Lula para assumir o MEC, mas o próprio já deixou claro que não tem interesse em ocupar novamente seu antigo cargo.

Haddad também não deve coordenar a área educacional durante a transição de governo, mas Lula pediu a ele indicação de nomes para a equipe.

Ao passar a missão para Haddad, Lula mencionou especificamente o nome de Neca Setúbal, herdeira do Itaú, e o do instituto Todos pela Educação.

Fernando Haddad ao lado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva - Caio Guatelli / AFP

Caberá ao ex-ministro e ex-prefeito fazer o contato com Neca e também com Priscila Cruz, do Todos pela Educação, para ouvir sugestões de quadros na área. Ele também tem dito a aliados que pretende conversar com Daniel Cara, dirigente nacional da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

As indicações de Haddad serão repassadas ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), nomeado o coordenador da equipe de transição.

Um dos nomes cotados para o comando do MEC é o da senadora Simone Tebet (MDB), que foi candidata à presidência e a terceira mais votada no primeiro turno.

No embate do segundo turno, Tebet apoiou abertamente a candidatura de Lula e, mesmo não condicionando seu apoio à cargos, ela pediu ao então candidato que adotasse algumas de suas propostas na área social e de educação.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS