Candidatos que estão com covid-19 podem pedir para participar da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nova avaliação será realizada nos dias 10 e 11 de janeiro.
A reaplicação também pode ser solicitada pelo estudante que teve problemas logísticos e está com outras doenças infectocontagiosas que constam no edital do exame.
Neste domingo (20) acontece o segundo e último dia do Enem. Os participantes terão que responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, que envolve assuntos de biologia, química e física
PROBLEMAS DE LOGÍSTICA
O Inep informa que se a pessoa foi afetada por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica, pode pedir a reaplicação. O mesmo vale se houver erros de execução em procedimento de aplicação.
DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS
Quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital também poderá entrar com o pedido. São doenças infectocontagiosas que permitem a reaplicação: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
COMO PEDIR A REAPLICAÇÃO
Segundo o Inep, o prazo para fazer a solicitação da reaplicação começa segunda-feira (21) e vai até sexta-feira (25), na Página do Participante.
Em casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente.
Se o pedido ocorrer por causa de problemas logísticos, o Inep vai avaliar a solicitação, de acordo com as possíveis intercorrências registradas.