Acaba neste domingo (20) a aplicação das provas do Enem 2022, com testes de matemática e ciências da natureza. O exame vai até 18h30. No domingo da semana passada, os candidatos tiveram provas de redação, linguagens e ciências humanas.
Os gabaritos e os cadernos de provas serão liberados na próxima quarta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão não informou ainda quando as notas individuais serão divulgadas.
Como a segunda aplicação do Enem 2022 ocorrerá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023, até lá é certeza que os candidatos não terão acesso aos seus resultados. Nessas datas o exame acontece para candidatos privados de liberdade e para candidatos que tiveram algum problema de logística ou adoeceram de covid-19 nos dias 13 e 20 de novembro.
COMO A NOTA DO ENEM É CALCULADA
Muitos estudantes não entendem como a nota do Enem é calculada, sobretudo porque o número de acertos ou erros de uma pessoa pode ser igual ao de outra e suas notas serem diferentes.
A explicação é que o Enem é um exame em que a nota não é calculada da mesma forma como estamos acostumados na escola. O comum é calcular o número de acertos e pontuar de 0 a 10.
No Enem é aplicada a Teoria de Resposta ao Item (Item). Cada prova vai de zero a mil pontos.
Na prova objetiva do Enem, a nota não é calculada levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das quesitos que formam a prova.
A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens.
O Inep elaborou um guia em que explica detalhadamente como a nota do Enem é calculada. Acesse aqui.