Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem: Estudantes vão ao 2º fim de semana da prova com máscaras e em clima de Copa

Neste domingo candidatos responderam 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 20/11/2022 às 18:03 | Atualizado em 27/02/2023 às 9:32
Em Pernambuco, candidato poder fazer o Enem sem máscaras. Decisão foi facultativa ao estudante
Em Pernambuco, candidato poder fazer o Enem sem máscaras. Decisão foi facultativa ao estudante - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Do Estadão Conteúdo
Os portões para o segundo fim de semana de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 abriram ao meio-dia deste domingo, 20, enquanto parte dos estudantes se dividia entre a ansiedade da avaliação e o clima de Copa do Mundo, que também começou às 13h. No campus da UNIP na Aclimação, os jovens que esperavam sob o sol forte da capital paulista entraram tranquilamente no prédio para fazerem os exames de matemática e ciências da natureza, muitos deles vestidos com as cores e símbolos do Brasil.
Erika Barreto, de 21 anos, chegou usando uma camiseta bordada com o escudo da Seleção. Fã de futebol, ela faz a prova pela quarta vez, mas agora "pra valer". "Eu sou uma pessoa de humanas querendo estudar medicina", contou a jovem, que se disse um pouco nervosa com o tema das avaliações de hoje, mas tranquila por já ter prestado o exame outras três vezes como treineira.
"É importante, mas não fico mais tão ansiosa porque já sei o que vou encarar" explica. Este ano, ao invés de fazer simulados e revisões de última hora, Erika diz que preferiu relaxar antes da prova: "Eu acabava ficando mais ansiosa. Dessa vez só fiquei ouvindo música e descansando".
Às 12:45, a maioria dos jovens que se concentrava na calçada começaram a entrar no prédio. Além das camisas de futebol e do Brasil, canetas e comidas, a maioria deles também chegava com máscara facial. Em São Paulo, o aumento de casos da covid fez a Prefeitura recomendar novamente o uso da proteção facial em locais fechados e aglomerações.
Esta foi a segunda vez que Fernanda Mori fez o Enem, mas a primeira que não está como "treineira". Empenhada em conseguir uma vaga no curso de Arquitetura, ela conta que o segundo fim de semana da prova é o seu preferido por se sentir mais à vontade com as áreas cobradas. "Acho que a prova de Exatas é mais fácil e me sinto mais confiante porque não tem redação", explica a jovem de 18 anos, que foi acompanhada da mãe, a recepcionista Rosailde Mori, de 52.
Os portões fecharam pontualmente às 13h, mas nenhum atrasado do Enem passou pela Unip da Aclimação. Pouco antes, uma funcionária da universidade foi anunciando minuto a minuto o tempo restante e chamando os retardatários para dentro do prédio.

PROVAS

Os candidatos terão cinco horas para realizar as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Serão 90 questões de múltipla escolha. O exame é o principal vestibular de universidades públicas e privadas do País.
Na última semana, os candidatos fizeram provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. O primeiro dia de prova teve 26,7% de abstenção - 2,5 milhões de estudantes fizeram o exame. O número de inscritos foi de 3,4 milhões, o segundo menor patamar desde 2005. O Enem tem passado por uma queda do total de inscritos nos últimos anos.
Para evitar contratempos neste domingo de prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orientou os participantes a atentarem para o horário e para o local de aplicação do exame. Reforça também que eles confiram, antes de sair de casa, se estão levando documento de identificação válido.

PRIMEIRO DIA DO ENEM

A prova da última semana trouxe questões sobre o papel da mulher na sociedade, democracia e meio ambiente. Professores elogiaram o nível de questões e o grau de atualidade do teste. O tema da redação foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
O Enem deste ano reúne gerações de alunos que tiveram grande parte da formação do ensino médio em aulas a distância, por causa da pandemia que já dura quase três anos.
Com isso, a rotina de preparação teve de ser reinventada, para superar desafios de aprendizagem e saúde mental. A prova tem visto uma gradativa queda do total de inscritos. Foram 3,4 milhões nesta edição, ante um pico de 8,7 milhões em 2014.
 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS