Com Agência Brasil
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 aconteceu neste domingo (20).
Agora, a expectativa dos estudantes é pela divulgação do gabarito oficial e, posteriormente, dos resultados do Enem.
A Descomplica, plataforma de cursos preparatórios para o vestibular, liberou um gabarito extraoficial do Enem.
A plataforma educacional também disponibilizou o Simulador Sisu, uma ferramenta para verificar quais são as chances de conquistar uma vaga em universidades estaduais e federais.
Quando sai o gabarito oficial do Enem?
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cadernos de provas e os gabaritos oficiais do Enem 2022 serão divulgados no dia 23 de novembro.
O candidato deve estar atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação do Enem 2022.
O participante poderá acessar no portal do Inep.
Quando sai a nota do Enem?
Segundo o Inep, a tão esperada nota individual do Enem 2022 será divulgada no dia 13 de fevereiro. A informação foi repassada na manhã desta segunda-feira (21) durante coletiva de imprensa em Brasília.
O estudante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem, mediante acesso com login único, no endereço enem.inep.gov.br/participante.
Como é feita a correção do Enem?
O Enem utiliza sistema de correção chamado teoria de resposta ao item (TRI).
Na prova objetiva do Enem, a nota não é calculada levando em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova.
A TRI estima a dificuldade das questões e avalia o conhecimento dos participantes. Assim, estudantes com o mesmo número de acertos na prova do Enem poderão ter notas diferentes.
A TRI leva em consideração a coerência da prova, ou seja, é esperado que um estudante que acerte questões muito difíceis, acerte também as muito fáceis.
Se isso não acontecer, o sistema pode entender que ele chutou e, por isso, pontuará menos nessa questão do que candidatos que tenham mantido certa coerência esperada.
A correção da prova de redação
No Enem, somente a prova de redação tem valor máximo (1000), já que o processo de correção é diferente.
A redação será corrigida por pelo menos dois corretores, de forma independente.
Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.
Considera-se que há discrepância entre dois corretores da redação se suas notas totais diferirem por mais de 100 pontos; ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos; ou se houver divergência de situação.