Começa às 7h desta quarta-feira (23) a matrícula para alunos novatos da rede estadual de ensino de Pernambuco. O cadastro, exclusivamente pela internet, vai até 23 de dezembro.
Familiares ou responsáveis pelos estudantes, se forem menores de 18 anos, ou o próprio aluno, caso seja maior de idade, deverão acessar o site www.matricularapida.pe.gov.br para reservar a vaga.
Serão oferecidas 62.711 vagas para o ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio e turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para efetuar o cadastro, é preciso informar, sobre o estudante:
- nome do(a) estudante e data de nascimento;
- nome da mãe, do pai ou do(a) responsável;
- endereço de residência com CEP e telefone para contato;
- informar a escola de origem e última série em que estudou
- número de um dos seguintes documentos do estudante: Carteira de Identidade , CPF ou certidão de nascimento ou de casamento
PASSO A PASSO
Ao acessar o portal da matrícula, deve-se indicar a escola e a série que o aluno pretende estudar em 2023. Há um sistema de busca
Embora o cadastro só esteja liberado a partir desta quarta-feira, interessados já podem consultar as escolas que abrirão vagas em 2023. No site da matrícula, é possível procurar os colégios buscando pelo nome da unidade de ensino, pela cidade ou até mesmo pelo bairro.
- CONCURSO DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: quando sai o terceiro edital para vagas de professor da educação especial, escolas técnicas e de música?
- CONCURSO DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: saiu o resultado final. Confira
- João Campos anuncia concurso para URB e Emlurb. Para educação, área também prometida, nada ainda
Como em algumas escolas as vagas são preenchidas muito rapidamente - em alguns casos se esgota em minutos - vale a pena separar a documentação exigida do estudante para facilitar no momento de preenchimento do cadastro virtual.
ESCOLAS INTEGRAIS
Em 2023, Pernambuco terá mais 59 novas escolas ofertando o ensino integral, totalizando 637 colégios funcionando em jornada ampliada, espalhadas por todas as regiões do Estado. Essas unidades terão turmas para anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio.
MATRÍCULA PRESENCIAL
Depois de realizado o cadastro, será necessário efetivar a matrícula, presencialmente, em janeiro, entre os dias 2 e 13.
O ano letivo na rede estadual de Pernambuco começará em 2 de fevereiro.
Para os estudantes que já fazem parte da rede estadual a matrícula é automática.